Olá,  seja bem-vindo!  |  Entrar  |  Criar conta  |  Precisa de ajuda?

Amazonas: Conta de luz sobe até 24,59% na região Norte

Publicado para Jerry Araújo em quinta-feira, 30 de outubro de 2008 | 30.10.08

Fonte: G1
A conta de luz vai ficar mais cara para os consumidores da região Norte. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta terça-feira (28) a aplicação de reajustes nas tarifas de quatro distribuidoras de energia. A maior alta, de 24,59%, será aplicada aos consumidores da Boa Vista Energia.

No Amazonas, a Aneel autorizou aumentos diferentes para os consumidores da Companhia Energética do Amazonas (Ceam) e da Manaus Energia - apesar da primeira ter sido incorporada pela segunda. Segundo a Aneel, os valores serão unificados em novembro de 2009.

Para os consumidores residenciais da Ceam, que atende o aumento autorizado foi de 19,16%. Para os industriais, a alta será de 21,65%. A distribuidora atende 216.872
em 61 municípios no interior do Amazonas.

No caso da Manaus Energia - que atende 433.622 na capital do estado -, o reajuste será de 15,08% para os clientes residenciais. No caso das indústrias, a conta vai subir até 15,06%. Para ambas as empresas, os reajustes entram em vigor no próximo sábado.

Roraima

A Aneel também autorizou a aplicação de reajustes nas duas empresas de Roraima: Boa Vista Energia (que atende 73.760 consumidores da capital) e Companhia Energética de Roraima (CER). Esta última atende 24.013 unidades consumidoras em 15 municípios do interior do estado.

Para a Boa Vista Energia, o aumento a ser aplicado aos consumidores residenciais é de 16,38%. As indústrias pagarão 16,54% a mais pela energia. No caso da CER, os clientes residenciais terão reajuste de 24,59%, mesmo porcentual a ser aplicado nas tarifas das indústrias. As novas tarifas entram em vigor em 1º de novembro.

Segundo a Aneel, os fortes reajustes refletem o aumento dos custos de energia adquirida pelas empresas e também a variação do IGP-M, índice usado para calcular parte do reajuste.

Permitida reprodução deste citada a fonte.

Publicidade

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

?Leia abaixo antes de comentar

* Todos os comentários são moderados;
* Comentários em 'anônimo' serão rejeitados;
* Comente somente o que for referente ao tema publicado;
* Ofensas pessoais ou spam serão rejeitados;
* Obrigado por sua visita no Manaus em Notícia e volte sempre!