-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Saúde: Campanha contra Câncer de Pele em Manaus terá cirurgias gratuitas

sexta-feira, 31 de outubro de 2008 | 31.10.08 WIB Last Updated 2008-11-01T01:27:21Z
Fonte: Portal Amazônia
Uma equipe de 45 médicos filiados à Sociedade Brasileira de Dermatologia no Amazonas (SBD-AM) vai oferecer, no dia 8 de novembro (sábado), das 8h às 14h, exames, biopsias e cirurgias de pele gratuitas à população de Manaus. O trabalho faz parte da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele, que ocorrerá em todo o país.

A campanha irá se estender para o município de Tabatinga (a 1.105 quilômetros de Manaus), com o apoio da dermatologista do Exército Brasileiro, Ana Paula Nobre Rocha.

Em Manaus, foram definidos seis pontos de atendimento: as policlínicas Castelo Branco, no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul, e Comte Teles, no bairro São José, zona Leste; as fundações Alfredo da Matta, no bairro Cachoeirinha, zona Sul, Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), Fundação de Medicina Tropical, ambos no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste, e o ambulatório Araújo Lima, anexo ao Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

De acordo com a presidente da SBD-AM, médica Silmara Pennine, a expectativa é realizar o dobro de procedimentos feitos na campanha de 2007, quando mais de 1,3 mil pessoas foram examinadas. Os dados são da Fundação Alfredo da Matta, instituição de referência no tratamento do câncer de pele no Amazonas.

Diagnóstico de câncer de pele

Durante a campanha realizada no ano passado, foram diagnosticados 114 casos de câncer, sendo 84 de carcinoma basocelular, considerado o mais comum, 23 carcinomas espinocelular e oito melanomas.

“É grande o número de pessoas que têm câncer de pele, mas ainda não sabem, por falta de um diagnóstico médico. O nosso objetivo, no dia 8, será detectar os casos positivos com rapidez a dar assistência imediata”, afirmou a médica Silmara.

Permitida reprodução deste citada a fonte.

Publicidade

×
Berita Terbaru Update