-->

Notification

×

Iklan

Iklan

domingo, 16 de novembro de 2008 | 16.11.08 WIB Last Updated 2009-09-10T01:53:55Z

Anac rebate laudo sobre o acidente da TAM e diz que cumpriu regras de segurança
Fonte: G1
O superintendente de infra-estrutura aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Anderson Ribeiro Correia, contestou nesta sexta-feira (14) o laudo do Instituto de Criminalística (IC) de São Paulo que apontou falhas da agência no episódio que acabou com a morte de199 pessoas em julho do ano passado, no acidente com o Airbus A320 da TAM, no Aeroporto de Congonhas. Segundo Correia, a agência tem seus critérios e regras para a segurança nos aeroportos e elas foram cumpridas pelo Aeroporto de Congonhas antes do acidente da TAM. "As regulamentações da agência foram seguidas por Congonhas antes do acidente. Os critérios da pista foram atendidos", afirmou.

De acordo com laudo do Instituto de Criminalística sobre o acidente com o Airbus A320 da TAM, concluído nesta semana, houve falhas administrativas cometidas principalmente pela cúpula e por altos funcionários da Anac. Além disso, a perícia apontou que houve falhas também da empresa aérea, dos pilotos, da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e até da fabricante do jato.

Correia, que participou nesta sexta do seminário "Concessão de Aeroportos: Oportunidades e Desafios para o Crescimento Econômico", na capital paulista, evitou tecer mais comentários, sob alegação de que não tinha conhecimento do laudo e não trabalhava na Anac na ocasião do acidente.

Em entrevista ao G1 nesta sexta, o promotor Mário Luiz Sarrubo afirmou que dez pessoas podem ser denunciadas à Justiça como responsáveis pelo acidente do vôo 3054. Segundo Sarrubo, devem ser responsabilizados funcionários da Infraero, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da TAM.

Como o laudo de perícia do Instituto de Criminalística foi concluído neste mês, o delegado Antônio Carlos Barbosa deve enviar o inquérito ao Ministério Público nos próximos dias, para que Sarrubo envie o documento de acusação formal à Justiça.

A Infraero informou que não irá se pronunciar até receber oficialmente o laudo. A assessoria de imprensa da TAM disse que "não tem ciência do laudo e não vai comentar investigações em andamento".

Permitida reprodução deste citada a fonte.

Publicidade

×
Berita Terbaru Update