-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Fora de Manaus>> Peritos analisam imagens da queda do teto da Renascer

domingo, 25 de janeiro de 2009 | 25.1.09 WIB Last Updated 2009-04-22T01:06:34Z
Fonte: Do G1, com informações do Jornal da Globo

O “Jornal da Globo” apresentou neste sábado (24) uma análise de um especialista sobre os instantes fatais da tragédia que matou nove pessoas na Igreja Evangélica Apostólica Renascer em Cristo, no Cambuci, Zona Sul de São Paulo, no domingo passado (18). O teto do templo desabou e deixou mais de 100 frequentadores ficaram feridos. As vítimas foram surpreendidas com a rapidez do desabamento. Uma câmera da própria igreja registrou tudo.

Veja o site do Jornal da Globo

As imagens foram reveladas com exclusividade no "Jornal Nacional" desta sexta-feira (23). Faltavam poucos minutos para as 19h de domingo (18) quando o teto caiu. O culto das 18h na Igreja Renascer tinha acabado de terminar. Fiéis ocupavam ainda a maioria das cadeiras do templo. Aos poucos, o lugar começava a ser esvaziado.

Investigações

As imagens também podem ajudar nas investigações. O engenheiro civil Ademir Alves do Amaral analisou o vídeo a pedido do Fantástico. “Chama a atenção os movimentos de corrida, [das pessoas] já assustadas, provavelmente com os barulhos, os estalos da madeira, metais... Materiais já começam a soltar, a cair, logo em seguida vem a peça”, contou. Para ele, a peça é proveniente da tesoura. “Você percebe a madeira e os travamentos da peça.”

Tesoura é o nome da estrutura que sustentava o teto da igreja. “Na hora que rompe uma peça dessa o peso vai transferindo para outras tesouras. Ela não suporta, é uma somatória”, afirmou.

O engenheiro avalia que o rompimento do teto aconteceu, provavelmente, no centro de uma das tesouras. “Você percebe claramente que a lateral segurou. (...) Rachou, uma parte veio para um lado, outra foi para outro lado”, analisa.

O motivo do rompimento será investigado por peritos do Instituto de Criminalística (IC). Mas, para o engenheiro, um fator parece determinante: a falta de manutenção do telhado. Uma foto mostra com clareza uma grande viga de madeira em mau estado. “Parece cupim, com umidade, então tem uma parte comprometida”, contou. Para ele, essa madeira deveria ter sido trocada.

Um documento mostra que o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) recomendava um cuidado especial com o apoio das tesouras e com as partes de madeira do teto da igreja. Dizia que era preciso eliminar fontes de umidade e também alertava contra a colocação de materiais na parte superior do forro, como o ar-condicionado encontrado após o desastre. A recomendação do IPT é de fevereiro de 2000.

Quase nove anos depois da recomendação, o teto da igreja veio abaixo com consequências trágicas - nove pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas. Um acidente que poderia ter sido evitado.

"A gente fica um pouquinho [emocionado], porque se trata de vidas, né? Então a gente fica meio chateado porque se trata de vidas, fica chateado que não pode fazer mais", lamentou Fabrício.

A equipe do Fantástico tentou entrar em contato com os fundadores da Igreja Renascer, Estevam e Sônia Hernandes, na residência deles nos Estados Unidos. Eles não podem sair do país porque continuam sendo monitorados pela Justiça americana (assista ao vídeo).

Permitida reprodução deste citada a fonte.

×
Berita Terbaru Update