-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Saúde>> No Dia Mundial de Combate ao Câncer, Semsa realiza mutirão de atendimento

quarta-feira, 8 de abril de 2009 | 8.4.09 WIB Last Updated 2009-04-22T00:47:57Z
Fonte: Portal Amazônia
Para marcar o Dia Mundial de Combate ao Câncer, o Distrito de Saúde Norte da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu nesta quarta-feira (08) um mutirão de atendimento às mulheres residentes na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) N-09, localizada na Rua Rio São Francisco, 30, Loteamento Novo Aleixo - São José Operário.

O secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, explica que os médicos da Estratégia Saúde da Família e os profissionais das Unidades Básicas de Saúde são os responsáveis por detectar precocemente e orientar a população sobre como evitar o câncer por meio dos exames preventivos: o auto-exame para detecção do câncer de mama e o Papanicolau para diagnóstico do câncer de colo de útero.

"A rede municipal de saúde é muito importante para o atendimento de câncer no Amazonas, pois é a porta de entrada para os usuários, principalmente para aqueles expostos aos fatores externos de riscos da doença", ressaltou Francisco Deodato.

A enfermeira Kátia Regina de Souza Ventura, diretora da UBSF N-09, frisa que um dos objetivos do mutirão foi destacar a importância da realização do exame Papanicolau. “Nós realizamos a coleta de preventivo toda segunda-feira entre mulheres usuárias da Unidade de Saúde, mas a ação desenvolvida na data Mundial de Combate ao Câncer é uma forma de atingir um maior número de mulheres”, afirma a enfermeira, lembrando que o exame Papanicolau também ajuda a detectar algumas doenças sexualmente transmissíveis.

Das 7h às 11h, foram coletados 58 preventivos na UBS – N-09. Durante a programação, as participantes também foram orientadas sobre a necessidade da realização do auto-exame para prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update