-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Cotidiano>> Governo do Estado limpa mais de 1 km de lixo por dia nos igarapés de Manaus

sábado, 16 de maio de 2009 | 16.5.09 WIB Last Updated 2010-02-08T18:41:25Z
Fonte: Agência EM TEMPO
Em apenas três dias de trabalho, a Operação Igarapé Limpo retirou 252 metros cúbicos de lixo na extensão de quatro quilômetros de leito de igarapés que compõem as Bacias do Educandos e do São Raimundo. O balanço parcial da operação foi divulgado na tarde de ontem, pelo presidente da FVS, Evandro Melo e pelo Secretário de governo, José Melo, no auditório do quartel do Corpo de Bombeiros, em Petrópolis.

A operação Igarapé Limpo teve início na última quarta-feira (13) e deverá ser concluída na próxima sexta-feira (23) totalizando a limpeza de 10 quilômetros de extensão de igarapés.
A operação de coleta, retirada e transporte do lixo é realizado pela FVS em conjunto com a Marinha, Exército, Aeronáutica, Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria da Região Metropolitana (SRME) através de 77 pessoas envolvidas e uma estrutura móvel composta de oito lanchas, quatro botes e cinco viaturas.

O lixo reúne materiais orgânicos e plásticos, onde predominam milhares de garrafas PETs, móveis velhos, animais mortos entre outros, que com a cheia dos rios, acabam represados debaixo das casas que ficam na orla dos igarapés, em quantidades tão concentradas que impedem até mesmo a navegação de pequenas embarcações.

O principal objetivo da Operação Igarapé Limpo, segundo o médico Evandro Melo, é prevenir as populações que moram à beira dos igarapés das doenças de veiculação hídrica como as hepatites, leptospirose e outros males. “Este ano, felizmente não tivemos qualquer alteração no quadro dessas doenças e por isso temos que ser prevenidos para proteger a população que já sofre pela subida contínua das águas”, destacou.

Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update