-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Cotidiano>> 'Grande Enchente' em Parintins faz população se mobilizar e criar o 'S.O.S Parintins'

domingo, 10 de maio de 2009 | 10.5.09 WIB Last Updated 2010-02-08T18:41:25Z
Em Parintins (AM), as ruas do município estão 70% debaixo d'água.
Fonte e foto: O Jornal da Ilha/Parintins
Como é do conhecimento de todos, o Oceano está mais aquecido e mormaço que vem do litoral se encontra com a massa úmida do norte, formando nuvens densas, que derramam água abundante sobre a região norte e nordeste. O mais grave é que o Oceano está muito acima do nível normal e não consegue absorver as águas dos afluentes e, então, as mesmas voltam e alagam primeiro as cidades mais próximas como é o caso do Piauí, Maranhão, Ceará... Na região norte ela já inundou praticamente todo o Pará e agora toma conta também do Amazonas (de baixo para cima = água volta do Oceano). Na Diocese de Parintins, temos a cidade de Barreirinha com 90% de alagação.

Só se circula pelas ruas de canoa ou 'voadeira'. Até a prefeitura, o hospital, a cadeia, tudo está inundado. Também a área Sateré Mawé bem como a maioria dos interiores estão alagados. Na situação em que o rio se encontra hoje dá para ir a Nhamundá em apenas uma hora porque parece que tudo virou rio.

Em Parintins já está alagado os seguintes bairros: Itauna 1 e 2, Paulo Correia, toda a área de invasão, o Bairro Itaguatinga e a baixa de São José, inclusive a cidade Garantido,. Também está inundado o Bairro de Santa Rita, de Santa Clara e a Francesa. Para quem conhece Parintins, isso engloba a feira do bagaço e todo o comércio da Av. Amazonas nas proximidades da Francesa. O Cais está em baixo de água, só pode funcionar durante o dia, porque a caixa de luz encheu de água e a energia foi cortada. Só caminhão e moto conseguem chegar até a balsa de embarque. As pessoas passam pelas marombas construídas nas laterais.

O acesso de carro ao Itauna 1 e 2, Paulo Correia, invasão e parte do Dejard Vieira só é possível pela estrada do aeroporto. Ali o transito é tão intenso e confuso que precisa de policiamento 24 horas por dias. A ponte que antecede a Cidade Garantido está prestes a ser levada pela correnteza e se isso acontecer os bairros podem ficar isolados. Como a Avenida Paraíba virou um rio, somente os caminhões passam por lá.

As aulas já foram suspensas. Pode ser que o Festival Folclórico seja transferido para Agosto.
A cidade está com superlotação por causa dos ribeirinhos que se mudaram para cidade até baixar a água de suas casas.

+Bancos onde poderá doar quantia em dinheiro, em ajuda aos desabrigados de Parintins

+Banco do Brasil
AG. 333 - 6
CC 30000 - 4
Diocese de Parintins SOS Povo das águas

+Bradesco
AG 3703 - 6
CC 30000 - 4
Diocese de Parintins SOS povo das águas

+Caixa Econômica Federal
AG 715 - op 03
CC. 30000 - 06
Diocese de Parintins SOS povo das águas

Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update