Olá,  seja bem-vindo!  |  Entrar  |  Criar conta  |  Precisa de ajuda?

Cotidiano>> 'Grande Enchente' faz rio Negro subir e disparar alerta de emergência no Estado

Publicado para Jerry Araújo em domingo, 10 de maio de 2009 | 10.5.09

Fonte: Agência Estado/AE
O Rio Negro atingiu neste sábado (9) o nível de emergência, de 28,90 metros. A marca é definida pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) como alerta às defesas civis municipal e estadual. A média de subida do rio, contudo, diminuiu nos últimos dias: passou de cerca de quatro centímetros por dia para até dois nesta semana. Mesmo assim ainda há a expectativa de que, em 30 de junho, o rio venha a atingir a marca da maior cheia registrada, de 1953, que foi de 29,69 metros.

Outro quadro preocupante no estado é o do Rio Solimões, que represa o Rio Negro e continua subindo cerca de quatro centímetros ao dia, estando atualmente em 26,90 metros. O Solimões tem mais força na corrente de água e volume que o Negro e os dois rios se encontram nos arredores de Manaus, formando o Rio Amazonas.

Segundo a assessoria da Defesa Civil Municipal, já foram distribuídos 200 metros de madeiras para as pessoas que estão com os assoalhos de suas casas alagados nos arredores de Manaus, já que a maioria não quer sair de sua residência. Pelo menos 3 mil casas se enquadram nesta situação.

A sede da Fundação Nacional do Índio (Funasa), que fica no bairro da Glória, está a menos de dez centímetros das águas do Rio Negro. No interior, a Defesa Civil Estadual distribuiu cartões com valor de R$ 300 para cerca de 5 mil famílias em 38 municípios.

Permitida reprodução deste citada a fonte.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

?Leia abaixo antes de comentar

* Todos os comentários são moderados;
* Comentários em 'anônimo' serão rejeitados;
* Comente somente o que for referente ao tema publicado;
* Ofensas pessoais ou spam serão rejeitados;
* Obrigado por sua visita no Manaus em Notícia e volte sempre!