-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Cotidiano>> 'Grande Enchente' leva Prefeitura a decretar situação de emergência em Manaus

quarta-feira, 13 de maio de 2009 | 13.5.09 WIB Last Updated 2010-02-08T18:41:25Z
Fonte: Portal Amazônia
O prefeito Amazonino Mendes apresentou nesta terça-feira, 12, pedido oficial de ajuda ao Governo Federal em socorro as cerca de 3 mil famílias que deverão ser afetadas pela subida das águas do rio Negro. A oficialização foi orientada pelo ministro da Integração Nacional, Gedel Vieira, com quem Amazonino esteve reunido no início da tarde em Brasília. Além disso, para assegurar atendimento imediato às famílias, o prefeito, antes de viajar, assinou decreto que declara situação de emergência na cidade.

"O nível das águas já atingiu um nível emergencial. Portanto o procedimento natural é criar mecanismos legais de auxílio imediato às vítimas”, disse o prefeito por telefone no final da tarde.

O decreto nº. 0109 foi elaborado com base no Relatório Técnico da Subsecretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEC), que “evidencia o cenário calamitoso provocado pela enchente do rio.

A decisão também leva em conta a iminente ocorrência de desastre natural e humano em diversas áreas da cidade e a necessidade de ação imediata para, no menor prazo possível.

Com o decreto, a Prefeitura, depois de confirmada a mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil, fica autorizada a desencadear o Plano Emergencial de Resposta aos Desastres, promovendo ações que visem o combate aos danos causados pelas cheias do rio Negro.

O prazo de vigência do decreto será de 90 dias, podendo haver prorrogação por até 180 dias.

Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update