-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Cotidiano>> 'Grande Enchente' prejudica produção agrícola em 38 municípios do Amazonas

terça-feira, 12 de maio de 2009 | 12.5.09 WIB Last Updated 2010-02-08T18:41:25Z
Fonte: Portal Globo Amazônia
A chuva não dá trégua ao Amazonas. O nível dos rios não para de subir. Em muitas comunidades, os agricultores perderam toda a produção.

Na esperança de salvar o gado, o ribeirinho constrói marombas, que são estruturas acima do nível da água.

"A gente vai colocando os paus. Depois, forra com o bagaço de canarana”, explicou o agricultor.

A cheia deste ano veio mais rápido do que o esperado. Em Manaus, o Rio Negro já passou da cota de alerta. Chegou a 28,95 metros e se aproxima da marca história de 29,69 metros, de 1953. Os reflexos da grande cheia deste ano podem ser vistos ao longo dos grandes rios da região. Na casa da dona Regina, o assoalho foi levantado para enfrentar a água.


São 1.500 agricultores que, nas contas da prefeitura, estão deixando de produzir 200 toneladas de alimentos por semana devido à cheia. O bananal de Raimundo Fernandes, por exemplo, terá de ser todo cortado para que ele faça o replantio quando as águas baixarem. Colheita no lugar de novo, só no ano que vem.

O agricultor precisa cair na água para garantir a roça do próximo ano. Ele corta os bananais velhos e retira os brotos para guardar até que a água baixe.

A mandioca também é levada para um lugar seguro.

Pelos dados do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas, trinta e oito municípios tiveram a produção afetada pelas chuvas. As culturas que mais sofreram foram as de banana, mandioca, hortaliças, juta e malva. O instituto está fazendo um cadastro das perdas para que os produtores possam receber alguma ajuda do Estado.

Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update