-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Cotidiano>> Igreja católica celebra Pentecostes neste domingo

quinta-feira, 28 de maio de 2009 | 28.5.09 WIB Last Updated 2010-02-08T18:41:16Z
Fonte: Agência EM TEMPO
A igreja católica comemora, neste domingo (31), a Festa de Pentecostes. Em Manaus, a celebração está sendo organizada pela Arquidiocese com o tema "Missão de Paz". A comemoração acontece no Sambódromo a partir das 16h. De acordo com o arcebispo Metropolitano, Dom Luiz Soares Vieira, além da missa, a festa vai enfocar também a Campanha da Fraternidade 2009, com o tema voltado para a questão da ‘Segurança Pública’.

O arcebispo ressaltou que a festa terá três grandes momentos. O primeiro será o lançamento do ‘CD Missa Amazônica’, cuja animação ficará por conta do grupo musical Imbaúba que irá apresentar músicas populares e cristãs. O segundo será a celebração da ‘Santa Missa’, que deve acontecer por volta das 18h. Antes será feita uma homenagem aos padres com 50 e 25 anos de sacerdócio. Dom Luiz, também será homenageado pelos seus 50 anos de sarcerdócio.

O último momento será a abertura da campanha ‘SOS Ribeirinho’, que tem a finalidade de ajudar as famílias que sofrem em razão da enchente. “Pedimos que as pessoas que forem ao evento, levem um quilo de alimento não perecível. Os alimentos serão doados às famílias mais necessitadas, conforme o levantamento que está sendo feito pelo grupo de apoio a igreja dos municípios atingidos”, disse.

Em Manaus, a campanha será desenvolvida pela Cáritas Arquidiocesana, que disponibilizou uma conta na agência do Banco do Brasil para o depósito de doações, que será aplicado na reconstrução das casas. O depósito deve ser feito em nome da Cáritas Arquidiocesana na conta n 22975-X, agência 1862-7.

?O que é o Pentecostes

O arcebispo lembrou ainda, que ‘Pentecostes’ vem da palavra grega pentekosté e significa qüinquagésimo. A Festa de Pentecostes acontece sete semanas depois da Páscoa. Inicialmente, na "Festa da Colheita", como era conhecida, os judeus ofereciam a melhor parte de sua colheita a Javé. Depois, passaram a comemorar Pentecostes como a "Festa da Aliança" entre Deus e seu povo.

No caminho dos judeus à Terra Prometida, no monte Sinai, o líder Moisés recebeu de Deus as tábuas com os 10 mandamentos. Dom Luiz Soares ressaltou que, para os cristãos, a festa simboliza a descida do Espírito Santo para falar aos apóstolos, a fim de que eles divulgassem suas mensagens a todas as pessoas. “Foi nesse momento que a Igreja começou sua missão de evangelização do mundo. Assim, a Festa de Pentecostes celebra o nascimento da Igreja Católica”, contou o arcebispo.

>>Marcha para Jesus

Organizado pela Ordem dos Ministros Evangélicos do Amazonas (Omeam), a “Marcha para Jesus 2009”, pretende levar 400 mil fieis as ruas dia 30, a partir das 14h. Em Manaus a concentração será na Praça do Congresso, Centro, a partir das 13h. De acordo com o presidente da Ordem, pastor Overland Iglesias, o tema para este ano “Profetizando Salvação nos Céus do Amazonas”, deve conscientizar a sociedade no combate a prostituição infantil e a marginalidade. “Vamos abençoar as famílias e a cidade de Manaus, além de glorificar o nome de Jesus”, disse Overland.

De acordo com a organização, no ano passado, o evento levou aproximadamente, 800 mil as ruas, das mais diferentes congregações. A novidade para este ano, segundo o pastor, será a participação de vários municípios ao movimento. Entre os confirmados estão os três mais populosos do estado: Parintins, Itacoatiara e Manacapuru. Segundo Overland, nestas cidades o evento ocorre simultaneamente ao da capital.

Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update