-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Preservar>> Horto Municipal bate recorde em mudas para aborização

quinta-feira, 21 de maio de 2009 | 21.5.09 WIB Last Updated 2009-07-19T01:07:17Z
Fonte: Divilgação/Portal da Prefeitura
A produção de mudas no Horto Municipal de Manaus deu um salto quantitativo de mais de 350% passando de uma média de 6 mil mudas produzidas por mês até março deste ano para 21 mil mudas somente em abril. O aumento reflete a determinação da Prefeitura de Manaus de implantar na cidade uma política pública de arborização urbana que terá como foco o fomento ao plantio de mudas frutíferas nos quintais das residências, recuperação de áreas degradadas, transplantio de árvores adultas e recuperação de praças e jardins públicos, atividades que compõem o Programa Manaus Mais Verde.

Na próxima segunda-feira, 25, a Prefeitura estará iniciando a produção de mudas em parceria com o Instituto Federal de Ensino Tecnológico do Amazonas (IFAM), antiga Escola Agrotécnica Federal. Em um galpão com aproximadamente 90 metros quadrados, alunos e servidores da instituição de ensino e da SEMMA atuarão na produção de mudas conforme termo de cooperação firmado entre as duas instituições. Com o início da produção, a intenção é ampliar a capacidade de produção para 10 mil mudas/dia.

“Pelo fato de a secretaria estar potencializando sua estrutura de produção de mudas temos agora efetivamente condições de alcançar nossa meta e permitir a implementação do projeto paisagístico previsto pelo Programa Manaus Mais Verde”, destaca o secretário Marcelo Dutra, salientando que o aumento de 350% na produção obtido em abril já não é mais um feito histórico frente ao que será feito a partir do início das atividades na Escola Agrotécnica.

“A população pode esperar muito mais em termos de produção de mudas. Logo ampliaremos nossa capacidade para 150 mil mudas/mês”, anunciou Dutra em almoço no Horto Municipal de Manaus promovido para agradecer o empenho dos servidores pelo recorde de produção de mudas. Hoje, a equipe do Horto é composta por 14 funcionários.

Além da estrutura física, com a construção de um galpão na antiga Escola Agrotécnica, a SEMMA fornecerá também os insumos necessários para a produção como sementes, equipamentos e sacos para acomodação das mudas. O trabalho terá o acompanhamento dos professores dentro da carga-horária de disciplinas afins e permitirá um intercâmbio entre estudantes e técnicos da SEMMA.

>>Termo de Cooperação é inédito

Os 1.300 alunos do IFAM campus zona Leste, antiga Escola Agrotécnica Federal (ex-EAFM), estarão a partir de agora diretamente envolvidos com o processo de arborização da cidade de Manaus. Em parceria inédita firmada entre a Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), e o IFAM, eles estarão atuando na produção de mudas a serem utilizadas nas atividades de plantio e distribuição. O termo de cooperação foi assinado em 23 de abril na sede da escola pelo secretário Marcelo Dutra e o diretor do Campus Manaus zona Leste do IFAM, José Maurício do Rego Feitoza.

Segundo Marcelo, a Prefeitura de Manaus está buscando nas parcerias um incremento à produção sem aumentar os gastos do município. “Padecíamos com a falta de espaço e material humano. Com a parceria entraremos com os insumos (composto orgânico, sementes, sacos) de que já dispomos e a instituição de ensino com o espaço e a participação do aluno em um projeto que pode vir a ter um alcance social enorme nas regiões da cidade onde for instalado”, afirmou o secretário. A produção de mudas faz parte do conteúdo programático dos cursos oferecidos pela instituição.

Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update