-->

Notification

×

Iklan

Iklan

CheckUP>> Passeata pela redução da mortalidade materna

quinta-feira, 28 de maio de 2009 | 28.5.09 WIB Last Updated 2009-07-19T01:06:04Z
Fonte: Agência EM TEMPO
Aproximadamente 200 pessoas participaram, na manhã de hoje, da passeata pelo dia Nacional de Combate à Mortalidade Materna, organizado pela Secretária Municipal de Saúde (SEMSA). A caminhada saiu da Praça da Matriz, no Centro, percorreu a avenida Eduardo Ribeiro, chegando à Praça do Congresso.

O objetivo foi mobilizar a população sobre o problema da morte materna, fazendo com que haja uma prevenção entre as mulheres e, consequentemente, uma redução destes casos.

A mortalidade materna é aquela ocorrida durante a gestação ou até um ano após o término da gravidez. De acordo com a coordenadora da área técnica de saúde da mulher da Semsa, Elizabeth Ferreira, em 2008 houve uma redução de 20% dos casos em relação a 2007.

Segundo ela, os casos registrados ainda são considerados elevados para a Organização Mundial de Saúde (OMS). “Em 2007 fora registrados 67% de casos. Já em 2008 esse percentual baixou para 47%, mas a OMS considera como um índice aceitável no máximo 20%”.

Um termo de compromisso foi assinado entre as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde (Semsa e Susam, respectivamente), para implantação de um novo procedimento para os atendimentos antes, durante e no pós-parto.

A meta é que até 2015, haja uma redução de 5% ao ano no número de casos de mortalidade materna. ”As mães tem que realizar o exame pré-natal e fazer esse acompanhamento médico para garantir a sua saúde e a do filho”, explicou Elizabeth.

As principais ações para a redução das mortes materna, são: iniciar o pré-natal cedo, de preferência até o terceiro mês de gestação, realizar no mínimo seis consultas, fazer todos os exames, tomar vacina contra o tétano e procurar uma unidade básica de saúde.

Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update