-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Econômico>> IEL dá início ao PQF no Grupo Simões e Recofarma

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010 | 28.1.10 WIB Last Updated 2010-02-28T20:17:40Z
Empresas fornecedoras do Grupo Simões e da Recofarma participaram nesta quarta e quinta-feira das primeiras ações do Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), desenvolvido em parceria pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Amazonas) e Sebrae Amazonas para promover a inserção de micro e pequenas empresas nas cadeias de valor das grandes indústrias. A qualificação dos fornecedores será desenvolvida em 170 horas para implantar qualidade e negócio sustentável.

+Siga o MN no Twitter!

A proposta do PQF é apresentada pelo assessor técnico da GTZ (Deuttsche Gessellschaft für Technische Zusammenarbeit GmbH), Walter Jäckel, às ancoras, fornecedores e consultores regionais. Inicialmente, o programa será realizado para 20 fornecedores das duas empresas âncoras. Segundo Jäckel, o PQF é desenvolvido pelo projeto alemão Vínculos com o propósito de implementar boas práticas de gestão nas empresas participantes, contribuindo com a permanência das mesma no mercado, além de gerar vínculos para novos negócios com outras grandes empresas e entre os próprios fornecedores.

“O programa qualifica micro e pequenas empresas para atender a demanda das grandes indústrias. No Amazonas, o PQF será desenvolvido em 10 fornecedoras do Grupo Simões e 10 da Recofarma durante 12 meses, período onde as participantes terão a oportunidade de melhorar a interação entre si e gestões de qualidade para atender aos critérios das grandes indústrias compradoras”, diz o consultor Walter Jäckel.

O gerente de Suprimentos do Grupo Simões, Marcelo de Oliveira, convidou 16 empresas para participar da exposição do PQF, ocorrido na manhã da quarta-feira, na concessionária Montana. De acordo com o gerente, as convidadas fazem parte das quase quatro mil fornecedoras que prestaram serviços e forneceram produtos em 2009 a rede de concessionárias, alimentos e bebidas do Grupo Simões.

“Chamamos empresas que não tem um sistema de qualidade definido e que são fornecedores em potencial para o Grupo Simões. A idéia é incentivar mudança de padrões de qualidade e que essa transformação seja notada principalmente pelo nosso cliente e consumidor final”, apontou Marcelo de Oliveira.

A coordenadora do programa no IEL Amazonas, Mª de Jesus Ferreira ressalta alguns benefícios do PQF aos fornecedores. O desenvolvimento e qualificação de fornecedores trazem ganho de eficiência e produtividade às empresas de micro, pequeno e médio porte, fazendo com que se destaquem no mercado competitivo.

A prática contínua da qualidade no atendimento, serviços e produtos geram inúmeros benefícios como satisfação do cliente, menores preços, flexibilidade e agilidade do fornecedor, redução com despesas de logística e de riscos na cadeia de suprimentos, e aumento do potencial de inovação e de valores, visão, missão e metas da empresas e colaboradores.

>>PQF no Amazonas

O Programa de Qualificação dos Fornecedores no Amazonas acompanhará 20 fornecedores das empresas âncoras Recofarma e Grupo Simões. O programa será desenvolvido em 12 meses, com um total de 170 horas divididas em módulos de capacitação e consultoria.

Na programação serão abordadas as áreas de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho, estratégia empresarial e responsabilidade social. Os temas devem ser apresentados em oficinas de capacitações. A aplicabilidade dos assuntos estudados nas oficinas é acompanhada através de visitas técnicas dos consultores.

Fonte: Ass. de Comunicação Social Sistema FIEAM
Foto: Evelyn Lima


Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update