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Econômico>> FIEAM discute logística no transporte do Vetor Amazônico

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 | 3.2.10 WIB Last Updated 2010-02-28T20:10:00Z
“A falta de investimento no setor de Transportes vai gerar um apagão logístico. O Brasil deverá crescer de 4,9% a 5% até 2020. No entanto, não temos estradas, ferrovias e hidrovias que comportem esse crescimento. E antes desse apagão logístico teremos ainda o energético”.

A avaliação foi feita ontem (2) pelo presidente da Federação de Transportes de Cargas do Estado do Amazonas, Irani Bertolini, em reunião na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) sobre a Avaliação e Revisão do Plano Nacional de Logística e Transporte e seu Portfólio de Investimentos, com a participação da Secretaria de Política Nacional de Transportes, do Ministério dos Transportes.

Já o 1º vice-presidente da FIEAM, Athaydes Mariano Félix, destacou que o grande desafio para a Região é a competitividade devida para concorrer no mercado nacional e internacional. “É de suma importância o planejamento e a execução de um plano que nos possibilite competir em pé de igualdade, colocando os nossos produtos com o menor custo possível, em tempo mais curto e com o mínimo de perdas e avarias”, sugeriu.

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O secretário de Política Nacional de Transportes, Marcelo Perrupato, o representante da Secretaria de Infraestrutura do Estado do Amazonas, Luis Henrique Linhares, participaram da reunião.

A iniciativa foi da Secretaria de Política Nacional de Logística e Transportes (PNLT) e teve como objetivo discutir, avaliar e revisar o Plano Nacional de Logística e Transporte no Vetor Amazônico 1, composto pelos estados do Amazonas e Roraima. O plano, entre outros objetivos, visa contribuir para construção de metas econômicas, sociais e ecológicas para o desenvolvimento logístico do transporte no país.

Bertolini comentou sobre a construção da BR- 316, que liga Cuiabá (MT) a Santarém (PA) e afirma que a obra terá muita relevância para o Amazonas, pois permitirá o transporte de mercadorias do sul e sudeste dos país. Segundo Bertolini a finalização da obra está prevista para o final de 2011.

Bertolini sugeriu que a BR- 319, que liga Porto Velho a Manaus, seja destinada para cunho social e não comercial. “Devido a questões ambientais, podemos utilizar a rodovia para passageiros. O amazonense também tem o direito de ter acesso, via rodovias, a outros estados do país”.

Segundo Bertolini outro fator que facilitaria o crescimento logístico do Estado seria a informatização do sistema da Suframa. “Com a desburocratização do sistema ganharíamos de 2 a 3 dias e o transporte seria feito bem mais rápido”, afirmou.

Fonte: Ass. de Comunicação Social Sistema FIEAM
Foto: Cássia Guterres


Permitida reprodução deste citada a fonte.
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