-->

Notification

×

Iklan

Iklan

EducAção | Primeiras turmas de novos profissionais da EBEP inciam aula inaugural

terça-feira, 25 de maio de 2010 | 25.5.10 WIB Last Updated 2010-05-26T00:27:00Z
Nesta segunda-feira, 24 de maio, foi realizada aula inaugural das primeiras turmas do Programa Educação Básica Articulada a Educação Profissional (EBEP), uma parceria entre SESI e SENAI. A iniciativa tem como objetivo articular o Ensino Fundamental e Ensino Médio, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), aliados a Educação Profissional.

+Siga a gente no Twitter!

As turmas contam com 25 alunos cada e terão a duração de dois anos. Após a conclusão do curso, os alunos receberão certificados de 2º grau e Qualificação Profissional em Eletricista Instalador Predial e Instalador Hidráulico. Segundo o diretor regional do SENAI/AM, Aldemurpe Barros, a maioria dos alunos que chegam ao SENAI para fazer um curso profissional tem uma educação básica deficitária.

“A falta de conhecimentos básicos em português e matemática atrapalha o desenvolvimento desses alunos. Pensando nisso, essas duas instituições SESI/ SENAI, que são referências em educação há mais de 60 anos, desenvolveram esse programa que oferece gratuitamente uma oportunidade de qualificação que busca atender o desenvolvimento da nova indústria, diz.

Todos os alunos já estão empregados antes mesmo de concluírem o programa. Na ocasião, o empregador é o consórcio Rio Negro, formado pelas empresas Camargo Corrêa e Construbase. Segundo a representante da empresa, Maria do Socorro Vasconcelos, a empresa disponibilizará uma bolsa de meio salário mínimo para cada aluno para custear sua alimentação e transporte durante o tempo de estudo.

“Os alunos terão direito a carteira assinada e todos os benefícios de um trabalhador. A empresa aderiu a essa iniciativa não apenas pela obrigatoriedade de investir em aprendizagem, mas porque acredita na importância de investir no capital humano, a fim de qualificar para ter pessoas que atendam as necessidades de nosso mercado.”, diz.

A gerente de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Iêda Melo, diz que o programa faz parte da Educação para Nova Indústria do SESI e foi lançado no Brasil desde 2006. “Queremos capacitar esses jovens para que eles consigam acompanhar o desenvolvimento industrial do Estado. Essa iniciativa já é um grande sucesso em outros estados do Brasil”, afirma.

A iniciativa busca expandir a capacitação profissional para além do setor de construção civil no ano que vem. As aulas iniciam-se normalmente a partir de amanhã, de 7h30 às 17h30, na Escola SENAI Demóstenes Travessa (localizada na Av. Rodrigo Otávio, 510- Distrito Industrial).

Fonte: Ass. de Comunicação Sistema FIEAM
Foto: Reprodução


Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update