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IEL promove Seminário sobre sustentabilidade industrial de pequenos empreendedores

quarta-feira, 1 de setembro de 2010 | 1.9.10 WIB Last Updated 2010-09-01T18:26:00Z
O proprietário da Cachaçaria do Dedé, André Parente, e da Amazongreen, Francisco Aguiar, dividiram suas experiências bem-sucedidas como micro e pequenos empresários durante o III Seminário das Micro e Pequenas Empresas, realizado no último dia 27 de agosto, na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), localizado na Avenida Joaquim Nabuco, Centro.

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O evento teve foco no tema sustentabilidade industrial e foi organizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Amazonas) com objetivo de proporcionar aos empreendedores locais troca de experiências e debate. Para a gerente de Desenvolvimento e Negócios do IEL, Kátia Meirelles, a terceira edição do Seminário foi oportuna aos empreendedores que estão iniciando investimento no mercado local. Durante as explanações e debates, os participantes puderam adquirir informações pertinentes aos desembaraços burocráticos e ao crescimento de seus negócios.

“Sabe-se que 85% dos novos investimentos no Brasil são das micro e pequenas empresas, porém a maioria dessas empresas trabalha na informalidade, devido à falta de conhecimento e os altos tributos federais e governamentais. Para promover a sensibilização desse marcado informal, o IEL apresenta ações como o Seminário das Micro e Pequenas Empresas e levanta a discussão de políticas públicas com a classe, visando o seu desenvolvimento”, explica Kátia.

O mediador do debate sobre sustentabilidade industrial foi o diretor das Coordenadorias da FIEAM, Flávio Dutra, que dividiu a mesa central com os empresários André Parente e Francisco Aguiar, e os consultores do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM), Leonardo Amorim, e da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Nilson Souza.

Da esquina ao shopping

Um dos cases de sucesso apresentado no Seminário do IEL/AM foi do sócio-proprietário da Cachaçaria do Dedé, André Parente. O empresário iniciou suas atividades no segmento de alimentos com uma banca de pastéis, no bairro Parque Dez de Novembro, investimento tocado por ele e sua esposa. A Esquina do Pastel era bastante procurada por ter várias opções de recheios. O empreendimento foi crescendo e hoje, com 19 anos de existência, já possui uma clientela fiel.

Após uma pesquisa de marketing, a Esquina do Pastel torna-se Cachaçaria do Dedé e ganhou novos horizontes em 2009, quando se instalou no maior shopping da capital. Com investimento inicial de R$ 2 milhões, a Cachaçaria do Dedé no Manauara Shopping é um restaurante e empório que reúne grande clientela.

Para André, o segredo do sucesso está na confiança do negócio e na dedicação a melhoria contínua de seus serviços e atendimentos. “É um orgulho ter aproximadamente 120 funcionários (duas lojas) e todos com carteira assinada e cumprindo seus deveres da melhor forma possível para agradar o cliente”. Segundo o empresário, é importante exercer suas atividades sempre alinhadas à legalidade. “Tento ser o mais correto possível. Trabalhar há quase 20 anos neste ramo e não incentivar a corrupção das fiscalizações é uma vitória para quem trabalha na linha”, destaca.

Na avaliação do empresário, o apoio de instituições como o IEL e Sebrae também são fundamentais na hora de organizar as ideias empreendedoras e planejar o investimento, pois são estas instituições que promovem a assessoria adequada ao micro e pequeno empresário, lhe informando dos tramites e pós e contras do mercado.

André falou também dos novos investimentos da Cachaçaria do Dedé que deve movimentar mais de R$ 3 milhões nos próximos dois anos com a franquia da loja em um shopping de Uberlândia (MG) e também a aguardada filial no Shopping Ponta Negra, com previsão de inauguração em março de 2012.

Fonte: Ass. de Comunicação Sistema FIEAM
Foto: Reprodução


Permitida reprodução deste citada a fonte.
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