-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Posto de coleta seletiva é inaugurado no supermercado Makro da Manaus Moderna

terça-feira, 16 de novembro de 2010 | 16.11.10 WIB Last Updated 2024-01-30T15:34:52Z
A Vara Especializada do Meio Ambiente e Qualidade Agrária (Vemaqa), Prefeitura de Manaus e o Sindicato de Bebidas em Geral (SindBebidas) inauguraram no último dia 11, mais um posto de coleta seletiva no Centro da cidade, localizado na área externa do supermercado Makro, na Avenida Manaus Moderna. Na ocasião, o juiz Alberto Carim, da Vemaqa, disse que é preciso fomentar a cultura da separação de resíduos sólidos, principalmente porque o lixo é fator de sobrevivência para uma parcela da população.

+Siga a gente no Twitter!

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), das 3 mil toneladas de lixo produzidas diariamente em Manaus, apenas 1% (30 ton) escapa de ser despejado no aterro sanitário ou nos igarapés para virar material reciclado. Para Alberto Carim, pelo menos 70% do lixo produzido em Manaus pode ser reciclado. “O lixo causa um grande impacto ao meio ambiente, pressionando os recursos naturais, além de diminuir o tempo de vida útil do aterro sanitário”, disse o juiz, ressaltando a necessidade de se acabar com o desperdício do lixo fomentando o seu reaproveitamento.

De acordo com o juiz da Vara do Meio Ambiente, a meta do Tribunal de Justiça é criar 100 postos de coleta seletiva de lixo em vários pontos de Manaus até 2012 e, que vários postos já estão funcionando, como o da Praça de Alimentação do Dom Pedro I, no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste. Cada posto tem capacidade para coletar entre 10 e 15 toneladas de lixo por mês.

O gerente de setor do supermercado Makro, Jarbas Lúcio, disse que as empresas estão focadas na questão da sustentabilidade e que o Makro está dando a sua contribuição para uma melhor qualidade de vida. De acordo com Jarbas, o Posto vai funcionar 24h, durante todos os dias da semana, e que receberá todo lixo (plástico, papel, alumínio e vidro) coletado no supermercado e da população em geral.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Bebidas em Geral de Manaus, Antonio Silva, disse que a preservação do meio ambiente exige um novo comportamento da sociedade, e que as empresas industriais de Manaus têm contribuído para a melhoria da qualidade de vida das pessoas adotando medidas que reduzem o impacto ambiental.

Para o presidente do SindBebidas a criação de postos de coleta seletiva é importante para a mudanças de hábitos, criando uma nova conscientização ambiental. De acordo com Silva, o tratamento adequado do lixo reduz os impactos ambientais e os custos na área de saúde com a prevenção de doenças, além da geração de um mercado negócios.

Fonte: Ass. de Comunicação Sistema FIEAM
Foto: Reprodução


Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update