-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Programa Atleta do Futuro é lançado no Amazonas pelo SESI

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010 | 9.12.10 WIB Last Updated 2024-01-30T15:34:52Z
O Programa Atleta do Futuro (PAF), iniciativa do Departamento Nacional do Serviço Social da indústria (SESI), chegou ao Amazonas. O lançamento foi realizado no Clube do Trabalhador do Amazonas (CTAM). A meta do SESI Amazonas é trabalhar, em 2011, com 650 crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 17 anos. O objetivo é promover a inclusão social com ações esportivas, lazer e cultura.

+Siga a gente no Twitter!

De acordo com o coordenador no PAF no Amazonas, José Rodrigo Travessa, nesse mês, cerca de 100 crianças da escolinha de natação do SESI vão participar do programa. A iniciativa oferecerá três horas semanais nas modalidades de natação, futebol de salão, futebol society e balé clássico.

Segundo a gerente da área de Lazer do SESI, Nelsi Luniere, a metodologia do projeto foca a criação de hábitos e cultura esportiva, envolvendo ações de educação e cidadania, de desenvolvimento pessoal e de valores éticos “A formação esportiva está em 2° lugar, o nosso objetivo principal é formar cidadãos”, afirma.

Diferentemente das escolinhas esportivas, o PAF tem metodologia voltada para oferecer oportunidade da criança experimentar várias modalidades esportivas. O atleta mirim vivencia todas as atividades disponíveis pelo programa, até escolher o seu esporte preferido, de acordo com suas habilidades.

O PAF é dividido em fases. A primeira é psicomotora. Crianças de 6 a 8 anos participam das diversas atividades esportivas de maneira lúdica. Na segunda fase, a pré-desportiva, alunos de 9 e 10 anos aprendem, a cada mês, uma atividade diferente, como futebol, handebol, vôlei, basquete, etc. A partir dos 11 anos, o aluno pode escolher um esporte para dedicação exclusiva.

Dentro de cada atividade esportiva, os professores são instruídos a trabalhar temas como ética, superação, saúde e autoestima, repassados por meio do espírito de equipe, ajuda mútua e liderança. São princípios que ultrapassam as linhas esportivas para ser utilizados na vida.

Parcerias

O SESI Nacional disponibiliza R$ 30,00 (mensal) para cada aluno matriculado no programa. O valor é utilizado para custear as despesas de alimentação, transporte e fardamento dos alunos. Os demais gastos para manutenção do programa são conseguidos por meio de parcerias.

A empresa Recofarma Indústria do Amazonas Ltda, do grupo Coca Cola, foi a primeira empresa a apoiar a iniciativa no Amazonas. Ela doou 12 mil reais, que já foram utilizados na compra dos primeiros uniformes.

Segundo o coordenador de benefícios e responsabilidade social da Recofarma, Manuel Inauhiny, a empresa vai seguir apoiando a iniciativa no decorrer do programa. “A Coca Cola é uma empresa centenária que tem preocupação com o futuro e gosta de grandes desafios. E contribuir para crianças serem atletas olímpicos e na vida é um grande desafio”, disse.

Segundo a gerente de lazer, para conseguir apoio para o programa, o SESI vai entrar em contato com as empresas já parceiras em outras iniciativas, para abraçar a causa.
Após o lançamento, o consultor do regional de São Paulo, Ivair Alves, repassou aos sesianos a metodologia diferenciada do PAF. A capacitação durou 20h.
Mais sobre o Programa

O PAF foi concebido e desenvolvido pelo SESI/SP há 16 anos. Em todo o Brasil, já foram matriculadas 177 mil crianças e adolescentes. A expectativa é que até o final de 2015 esse número chegue a 500 mil.

Com a adesão do Estado do Amazonas, o programa passou a ter 340 indústrias parceiras em todo Brasil.

Ano que vem o SESI Nacional investirá 72 milhões no Programa, que prevê atender 180 mil crianças e adolescentes. O coordenador nacional do Programa, Felipe Fagundes, disse que o SESI está fazendo o seu papel na formação esportiva e social. “Em tempos que nos preparamos para receber grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo e Olimpíadas, temos mais é que apoiar e incentivar ações como estas”, afirmou.

Fonte: Ass. de Comunicação Sistema FIEAM
Foto: Divulgação


Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update