-->

Notification

×

Iklan

Iklan

SESI mostra a empresas do PIM aspectos da qualidade de vida

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010 | 3.12.10 WIB Last Updated 2024-01-30T15:34:52Z
Os pilares que envolvem a qualidade de vida do trabalhador da Indústria – aspectos físico, emocional, espiritual, intelectual, profissional e social - foram discutidos nesta quarta-feira (1/12), durante a 1ª Jornada SESI Qualidade de Vida no Trabalho, no Hotel Holiday Inn, Distrito Industrial. O evento atraiu cerca 70 pessoas, incluindo representantes das 51 empresas que tiveram a qualidade de vida, dentro e fora do trabalho, medida.

+Siga a gente no Twitter!

No decorrer do evento foram apresentados resultados da pesquisa que apontou índice geral da qualidade de vida dos trabalhadores de 62,27%, considerado alto pelos coordenadores do estudo.

A pesquisa envolveu 4 mil trabalhadores e foi aplicada pelo SESI em empresas de grande, médio e pequeno porte.

A convite do SESI, o professor Lamartine Pereira da Costa, considerado uma autoridade em educação física no Brasil, apresentou a palestra “Impactos Positivos do Uso de Instalações Esportivas para a Qualidade de Vida”. Para ele, muito se fala em qualidade de vida, o problema é que se impõe muita coisa ao trabalhador e pouco se pergunta o que ele realmente quer.

Lamartine reproduz o que pesquisas, sobre o tema, vêm apontando. “O que realmente satisfaz o trabalhador é a interação com seus pares. Mesmo em atividades esportivas, o que ele gosta mesmo na atividade é da proximidade com o colega. Por isso, o fator “Relacionamento interpessoal” é o mais cotado quando o assunto é qualidade de vida”, disse.

Também esteve presente a fundadora e presidente do Instituto Brasileiro de Qualidade de Vida – IBQV, Elizabet Garcia Campos, que proferiu a palestra magna “A Arte de Viver com Qualidade”. Campos falou que a qualidade de vida tem que atender a vários pilares, entre eles a questão física, espiritual, emocional, e profissional do trabalhador.

“Cada um tem seu conceito de qualidade de vida. Você tem que focar em seu objetivo e ter determinação e disciplina para recomeçar sempre, afinal de contas você passa maior tempo de sua vida no trabalho. Você tem que fazer o possível para ser feliz nesse ambiente’, falou.

Como exemplo prático das ações de qualidade de vida realizadas pelo SESI, foi apresentado o Caso de Sucesso da Petrobras/Reman que, em parceria com o SESI, implantou o Programa de Qualidade de Vida em Educação em sua base de Urucu/Coari (AM), que elevou a escolaridade de 500 alunos, em alfabetização e ensino fundamental.

A assistente social da Componel, do grupo CCE, Josinéia Reina, a temática é de extrema relevância para a Indústria, na medida em que influência diretamente na produção da empresa.

“Nós trouxemos seis pessoas do grupo CCE para a Jornada, pois a empresa investe na qualidade de vida do trabalhador. Já temos parceria com o SESI em muitas atividades e depois desse evento vamos começar a investir na nutrição dos nossos trabalhadores. Agora é só esperar o resultado da pesquisa, disse.

Como ingresso para participar da jornada, o SESI recebeu doações de fraldas infantis, geriátricas e leite Nutrem, que serão doados ao Abrigo Moacyr Alves.

Fonte: Ass. de Comunicação Sistema FIEAM
Foto: Divulgação


Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update