-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Nokia e REFIAM concorrem na etapa nacional do PSQT

segunda-feira, 28 de março de 2011 | 28.3.11 WIB Last Updated 2024-01-30T15:34:52Z
A Nokia do Brasil e a empresa Reciclagem e Fibras da Amazônia (REFIAM) vão concorrer na etapa Nacional da 14ª edição do Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho (PSQT), nas categorias grande e micro e pequena indústria, respectivamente. O Serviço Social da Indústria (SESI/AM) aclamou as vencedoras do PSQT 2010 em solenidade na quinta-feira (24) no Clube do Trabalhador do Amazonas.

+Siga a gente no Twitter!

A Nokia, categoria grande empresa, foi agraciada com o primeiro lugar nas modalidades Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional. “Essa premiação é resultado do trabalho incansável de todos nossos colaboradores, que têm sempre como foco a satisfação de nossos clientes. A Nokia está muito feliz e oferece esse reconhecimento a todos seus colaboradores”, disse agradecido o gerente de Produção, Fernando Melo.

Segundo o representante da Nokia, o Sistema de Gestão de Pessoas da empresa, que garantiu a premiação na modalidade Gestão de Pessoas, desenvolve algumas ações com o objetivo de maximizar o aproveitamento das pessoas como o respeito à diversidade; código de conduta, oportunidades internas; promoções baseadas na meritocracia; e reconhecimento e recompensa. Enquanto que a premiação na modalidade Cultura Organizacional da Nokia é um reconhecimento aos esforços da empresa em estabelecer uma comunicação constante, ética e transparente.

Prova de que investir em Responsabilidade Social não é apenas prática de grandes empresas, a Refiam (empresa semi-industrial com especialização em reciclagem de papel e fabricação de mantas de fibras vegetais) foi uma das vencedoras, em primeiro lugar, da Etapa Estadual do PSQT.

Premiada com a prática Reciclagem e Fibras da Amazônia, a micro empresa ganhou na categoria inovação. A prática desenvolveu uma linha de trabalho de geração de emprego com comunidades, associações, cooperativas e instituições sociais como exemplo a Eco-Recicla - associação de catadores e associações de mulheres, donas de casa e várias famílias, gerando emprego indireto para muitas delas.

“Na verdade estamos muito surpresos com essa premiação, ainda mais em primeiro lugar, prova de que nossos esforços de gerar emprego e renda por meio de produtos recicláveis e sustentáveis estão sendo reconhecidos, agradeceu emocionada a proprietária da empresa”, Maria Salete Rocha.

O PSQT tem como objetivo principal estimular as empresas industriais a incorporarem a responsabilidade social como parte integrante de suas estratégias empresariais, mediante reconhecimento e boas práticas. Em âmbito nacional foram 1.548 boas práticas inscritas. O processo de avaliação do PSQT considerou as seguintes áreas temáticas: cultura organizacional, gestão de pessoas, ambiente de trabalho seguro e saudável, educação e desenvolvimento, desenvolvimento socioambiental e inovação.

Segundo Simônica Sidrim, gerente de Responsabilidade Social e Empresarial do SESI/Amazonas, a indústria amazonense busca elevar sua produtividade com eficiência e de forma competitiva. Mas para alcançar esses resultados há necessidade de investimentos em boas práticas de gestão, com ênfase no principal ativo, as pessoas. “Por isso, o SESI investe neste prêmio. Trata-se de um reconhecimento público às empresas industriais que investem em ambientes seguros, saudáveis e produtivos”, disse.

Todas as empresas inscritas ganharam Certificado de participação na 14ª edição do Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho (PSQT). As premiadas nos segundos lugares, em cada modalidade, receberam Placa de Menção Honrosa. Enquanto que as grandes vencedoras, em primeiros lugares, troféus. As empresas passaram pela avaliação dos próprios trabalhadores e visitas na empresa pelos técnicos do SESI junto com representantes da Comissão Julgadora, que se reuniram para avaliar e escolher as finalistas.

Etapa nacional

A Nokia do Brasil e a empresa Reciclagem e Fibras da Amazônia (REFIAM) irão disputar a etapa nacional do PSQT em São Paulo, no dia 5 de abril. Dezoito práticas empresariais serão escolhidas na etapa nacional, na qual participarão 90 empresas brasileiras. Os vencedores da etapa nacional receberão troféu, medalha de Honra do Mérito do Trabalho – concedida pelo Ministério de Trabalho e Emprego –, e certificado de participação, além da divulgação em mídia nacional como reconhecimento à responsabilidade social.

(Confira a lista completa das empresas Aclamadas na Etapa Estadual do Prêmio)

Empresas 2º lugar – entrega de placa de menção honrosa.

§ Nome: Gotas & Cheiros da Amazônia Ltda (ME)

§ Porte – Micro/Pequena

§ Categoria – Inovação

§ Nome da prática: Perfumes com frascos revestidos com resíduos e tampa de madeira legalizada em formato de Gotas da Amazônia


§ Nome: Philips do Brasil

§ Porte: Grande

§ Categoria: Cultura Organizacional

§ Nome da prática: Simply Philips Operating System


§ Nome: Philips do Brasil

§ Porte: Grande

§ Categoria: Desenvolvimento Socioambiental

§ Nome da prática: Ciclo Sustentável Philips


§ Nome: Essilor da Amazônia Indústria e Comércio Ltda.

§ Porte: Grande

§ Categoria: Gestão de Pessoas

§ Nome da prática: Gestão e Desenvolvimento na Essilor


Empresas vencedoras 1º lugar – entrega de troféu.

§ Nome: Colortech da Amazônia Ltda.

§ Porte: Micro/Pequena

§ Categoria: Desenvolvimento Socioambiental

§ Nome da Prática: Educação Ambiental na Colortech


§ Nome: Maria Salete Rocha (REFIAM) -(ME)

§ Porte: Micro/Pequena

§ Categoria: Inovação

§ Nome da Prática: Reciclagem e Fibras da Amazônia


§ Nome: Impressora Amazonense Ltda.

§ Porte: Média

§ Categoria: Desenvolvimento Socioambiental

§ Nome da prática: Programa de Gestão Ambiental (PGA)


§ Nome: Tutiplast Indústria e Comércio Ltda.

§ Porte: Média

§ Categoria: Inovação

§ Nome da prática: Automação para melhoria da qualidade de vida do operador


§ Nome: Essilor da Amazônia Ind. e Com. Ltda.

§ Porte: Grande

§ Categoria: Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável

§ Nome da prática: Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho


§ Nome: Nokia do Brasil Tecnologia Ltda.

§ Porte: Grande

§ Categoria: Cultura Organizacional

§ Nome da prática: Cultura Organizacional NOKIA

§ Nome: Whirlpool Eletrodomésticos AM SA

§ Porte: Grande

§ Categoria: Desenvolvimento Socioambiental

§ Nome da prática: Consulado da Mulher

§ Nome: Nokia do Brasil Tecnologia Ltda.

§ Porte: Grande

§ Categoria: Gestão de Pessoas

§ Nome da Prática: Sistemas de Gestão de Pessoas NOKIA

§ Nome: Moto Honda da Amazônia Ltda.

§ Porte: Grande

§ Categoria: Inovação

§ Nome da Prática: CG 150 Titan Mix – Primeira motocicleta bicombustível do mundo


Empresas que estão concorrendo ao PSQT Nacional

§ Nokia do Brasil Tecnologia Ltda.

§ Porte: Grande Indústria

§ Categorias: Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional

§ Maria Salete Rocha – (REFIAM)- (ME)

§ Porte: Micro/Pequena

§ Categoria: Inovação

Fonte: Ass. de Comunicação Sistema FIEAM
Foto: Reprodução


Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update