-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Educação: Escolas rurais de Manaus recebem notebooks com acesso à Internet

sábado, 11 de outubro de 2008 | 11.10.08 WIB Last Updated 2008-10-12T01:55:49Z
Fonte: Portal Amazônia
Mais de 700 estudantes da zona rural de Manaus já podem utilizar notebooks com acesso à Internet como ferramenta pedagógica. A ação faz parte do Projeto Piloto e-Poronga, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e a empresa Positivo Informática. A solenidade de lançamento do projeto aconteceu nesta sexta-feira (10), na Escola Municipal Professora Maria Izabel Melgueiro, situada no Km 21 da estrada Manaus - Caracaraí.

Para o subsecretário municipal de Gestão Educacional, Gabriel Albuquerque, o Projeto e-Poronga constitui um momento de muita importância para Manaus.

- Pela primeira vez um projeto dessa envergadura chega à zona Rural de Manaus. Uma tecnologia que auxilia na educação do aluno esteja onde estiver. E a partir desse piloto pretendemos estender essa nova tecnologia da Positivo para todas as escolas da área rural de Manaus - afirmou.

Sonho realizado

Além da Escola Municipal Professora Maria Izabel Melgueiro, outras quatro escolas municipais (Neuza dos Santos, Santo Antônio, Tarumã-Açu e Agrícola da Paz) foram contempladas com um laboratório de informática equipado com 40 notebooks, com acesso à Internet via satélite e com o recurso do software educacional Visual Class.

“Tudo isso é um sonho que se tornou realidade”, afirma a gestora da Escola Izabel Melgueiro, Nádia Gusmão, ressaltando que todos os professores estão treinados para utilizar essa nova ferramenta de trabalho.

De acordo com ela, a idéia de implementar essa parceria com a Positivo em uma escola rural partiu do sucesso do Projeto Meninos Carvoeiros, executado pela unidade de ensino desde 2006 com o objetivo de trazer para a escola as crianças e os adolescentes evadidos por conta do trabalho em carvoarias junto as suas famílias.

- E como esse projeto obteve um ótimo resultado, nós fomos beneficiados com esses computadores portáteis que auxiliarão na aprendizagem dos nossos alunos e dos que estudam nas proximidades - disse a diretora.

Uso educacional

A analista de projetos educacionais da empresa Positivo, Kátia dos Santos, explica que esses notebooks, chamados de clasmates (computadores portáteis adaptados especialmente para o uso educacional por serem mais didáticos e resistentes), foram feitos especialmente para a classe estudantil.

- Por isso, cuidem bem desses que são os ‘amigos da escola’. Com eles, vocês poderão estudar e pesquisar em qualquer local da escola, inclusive, na área verde das proximidades. A Positivo já apóia projetos como esse mas é a primeira vez que levamos essa tecnologia para uma escola rural - revela.

Novidades

A Prefeitura de Manaus anunciou que, até o final do ano, pretende equipar todas as escolas municipais com laboratórios de informática e acesso à Internet, por meio do Projeto de Informatização da rede municipal de ensino.

Por meio de parceria firmada com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), o novo sistema consiste na implantação da tecnologia sem fio e banda larga conhecida como Wimax e será utilizado para interligar as escolas à rede da Semed e à Internet.

- A Semed quer garantir sempre uma educação de qualidade na cidade de Manaus. Para isso investe no que for necessário para que as crianças e os adolescentes que estão hoje na rede municipal possam ser formados como cidadãos críticos para o mundo e fazer parte como sujeitos ativos na era da globalização e da Internet - afirmou a secretária municipal de Educação, Kátia Vallina.

Permitida reprodução deste citada a fonte.

Publicidade

×
Berita Terbaru Update