-->

Notification

×

Iklan

Iklan

IML de Manaus confirma 17 mortes em naufrágio do barco Comandente Sales e essa já é uma tragédia anunciada.

segunda-feira, 5 de maio de 2008 | 5.5.08 WIB Last Updated 2008-12-11T06:12:00Z
(Foto: Alberto César Araújo/AE)
Buscas foram retomadas às 6h (horário de Caracas) com mergulhadores do Corpo de Bombeiros.
O barco não tinha qualquer fiscalização e não possuia uma lista de passageiros.
Essa é uma tragédia anunciada, pois os rios da amazônia não tem qualquer fiscalização.
O Instituto de Medicina Legal (IML) de Manaus (AM) confirmou, na manhã desta segunda-feira (5), a morte de 17 pessoas no naufrágio da embarcação "Comandante Sales", que ocorreu neste domingo (4), no Rio Solimões. A assessoria da Marinha informou que o trabalho de busca na região de Manacapuru (AM), a cerca de 80 quilômetros de Manaus, recomeçou às 6h (horário local).


Ainda segundo o IML, os corpos de 15 vítimas já foram reconhecidos e liberados para familiares. Apenas uma mulher e os dois corpos que chegaram ao instituto na manhã desta segunda-feira ainda não foram reconhecidos.

No domingo, o Comando do 9º Distrito Naval da Marinha divulgou nota informando que a embarcação não "tem inscrição na Capitania dos Portos".

Segundo a Marinha, o barco "foi abordado pela equipe de inspeção naval da Capitania dos Portos no dia 19 de janeiro, em Manacapuru, tendo sido apreendido por não possuir a documentação exigida, além de estar navegando sem tripulação habilitada".

"Naturalmente, esta embarcação não deveria estar em operação na ocasião do acidente, por estar apreendida. Na ocasião, conforme preconiza uma Norma da Autoridade Marítima, o proprietário foi instado a comparecer à Capitania dos Portos em Manaus, a fim de apresentar sua defesa prévia e a documentação necessária para regularizar a situação da referida embarcação, o que não ocorreu até a presente data", diz a nota.

A embarcação estava se deslocando para Manacapuru após uma festa na localidade de Lago Pesqueiro. A Marinha informou que cerca de 110 pessoas estavam à bordo do "Comandante Sales".

O 9º Distrito Naval destacou ainda que a Capitania dos Portos enviou uma embarcação para prestar o apoio inicial. Segundo o Corpo de Bombeiros, algumas pessoas conseguiram nadar até a margem do rio, mas não há informações sobre o número de sobreviventes.

Segundo algumas pessoas, as pessoas que estavam na embarcação, estavam completamente ´bebadas´, e por isso o número de desaparecidos é muito grande.

O dono da embarcação o sr. Francisco Sales, está entre os mortos no naufrágio.

O relato dos sobreviventes

Os sobreviventes do naufrágio confirmaram a superlotação do barco. O comerciante Minael Gomes de Moraes, 29, disse que havia aproximadamente 110 passageiros. “Acho que a capacidade do barco era cerca de 60 pessoas”, afirmou. Segundo ele, o acidente foi muito rápido, deixando poucas chances para que houvesse um número maior de sobreviventes.
“Eu estava dormindo e acordei com a água invadindo o convés. Foi uma pressão muito forte, por pouco eu não conseguia sair. Algumas pessoas que estavam perto de mim não conseguiram chegar até em cima”, contou Minael.

De acordo com o pescador Orisvaldo de Freitas, 39 (foto), um dos sobreviventes, “Um ‘rebojo’ muito forte atingiu a proa do barco provocando o naufrágio. “O barco pendeu para o lado e foi questão de três minutos para ele virar completamente. Foi tudo muito rápido”, contou.
Além da superlotação, a embriaguez das pessoas também foi outra situação de risco apontada pelos passageiros que conseguiram deixar a embarcação. “Tinha muita gente bêbada e, na minha opinião, o barco estava superlotado, sim”, ressaltou o encarregado de almoxarifado Francisco Alves, 24.

As vítimas fatais

1- Ricson Pereira da Silva Costa, 16 anos
2- Jarder Balbino Lopes, 22
3- Maria Antonia da Costa Maciel, 28
4- Leniza Dias Soreano (não oficial)
5- Marcello de Souza Pereira, 22
6- Rosemeire Marques de Araújo, 30
7- Lucimeire da Silva Sales, 16
8- Francisco Alves de Sales, 44
9- Ednalva de Souza Coelho, 38
10- Maria Raquel de
Souza Ripardo, 14
11- Aldilene Gomes
Macedo, 21
12- Tanuce Silva de Assis, 18
13- Alzenira Ribeiro da Silva, 27
14- Pedro Henrique de Lima Ferreira Filho, 34
15- André Araújo de Sales, 19

Comversamos com algumas pessoas que dizem:

´´Não detenho o poder ou a verdade absoluta para determinar quem ou quais foram os culpados pelo que aconteceu, mas gostaria de convidar os leitores a refletirem sobre os seguintes pontos:
A conduta do poder publico, a sua omissão no que se refere a transporte fluvial no Amazonas, porque essas situações não possuem tanta visibilidade quanto o transporte aereo? Principalmente aqui no Amazonas onde essa modalidade de transporte é a mais utilizada pela população.
Porque os portos, não somente da capital ( Manaus Moderna)como os do interior do Estado não são estruturados de forma adequada para o acesso digno da população menos abastada?
E a população usuaria, quando vai começar a cuidar de si propria e não se arriscar tanto?
E os proprietarios de enbarcações, não fazem valer sua autoridade? Como se permite um deslocamento com mal tempo e estrapolando o numero de passageiros permitidos.
É UMA GRANDE PENA QUE AGORA ACHAR O CULPADO NÃO TRARÁ DE VOLTA AS JOVENS VÍTIMAS DESSE ACIDENTE. Mas espero que tal situação não caia no esquecimento e sirva de exemplo para alguns e outros.
Meus sentimentos sinceros aos familiares das vítimas.´´

´´A Capitania dos Portos Alerta aos usuários deste tipo de transportes os riscos de uma super lotação, mais infelizmente, os próprios usuários descartam a possibilidade de acidente, tanto o cmte da Embarcação como os passageiros tem e deve ter esta conciência. "Não entre em Motores com a lotação acima do Permitido.´´

´´Mais concursos, mais fiscalização, mais conciência da população ao ver um barco lotado, mais disciplina dos empresários ao invés de apenas "viu metal"´´

´´tenho um primo desaparecido, e fico muito triste em saber que esse barco alem de viajar super lotado ainda tinha sido reprovado na capitania dos portos..
vamos torcer para não haver mas vitimas..´´

´´Até quando vamos continuar a ver estas tragédias nos rios da amazonia, sem que niguém tome alguma providências para que no futuro não venham ocorrer mais.....

Fonte: G1

Em Tempo

E com notícias do correspodente e moradores do Lago do Pesqueiro de Manacapuru/Am

entre em contato

Mais notícias sobre essa tragédia que abalou o Amazonas, você poderá ver através do plantão G1

×
Berita Terbaru Update