Um dos trechos da rede de distribuição de gás natural em Manaus já começou a ser construído na região das termelétricas no bairro mauazinho, zona Leste. Por enquanto, os topógrafos trabalham para identificar os locais corretos de instalação dos tubos que já foram enfileirados.
As valas que vão receber os tubos devem começar a ser escavadas ainda esta semana em uma extensão com cerca de um quilômetro e meio que liga a Usina Mauá da Manaus energia à Termelétrica Tambaqui da Petrobrás.
Ao todo quarenta e três quilômetros de redes de dutos vão ser construídos em Manaus, pela Companhia de Gás do Amazonas.
Os tubos, preparados para receber o gás natural, que deve começar a ser utilizado em Manaus no ano que vem. O gás vem da base petrolífera de Urucu no Município de Coari, nas termelétrica do Amazonas, vai permitir que a médio prazo que haja a mudança da matriz energética do Estado que hoje depende do óleo diesel e do óleo combustível para gerar energia elétrica, tanto na capital quanto no interior. A mudança deve trazer benefícios ambientais e econômicos.
A Companhia de Gás (CIGÁS) deverá receber diariamente da petrobrás 5,5 milhões de metros cúbicos de gás natural. O início das obras na capital já deixou feliz a universitária e dona de casa Saida Lima.
Segundo Saida é preciso economizar para evitar altas contas de energia.
E mesmo assim os valores doem no bolso. Ela espera pelos menos uma redução de 20% nos gastos.
As obras do Gasoduto Coai Manaus devem ser concluídas no final deste ano.
Fonte: Tv Amazonas/AL
Permitida reprodução deste citada a fonte.