-->

Notification

×

Iklan

Iklan

FIAM 2008: Fundação Paulo Feitosa comemora dez anos de trabalhos na Amazônia

quinta-feira, 11 de setembro de 2008 | 11.9.08 WIB Last Updated 2008-09-12T02:17:34Z
Fonte: Portal Amazônia
A Fundação Desembargador Paulo Feitoza (FPF) comemora antecipadamente hoje, no dia 11 setembro, os dez anos de trabalho da instituição no Amazonas, beneficiando o desenvolvimento de corporações e de pessoas. Todas as ações realizadas pela Fundação podem ser conhecidas no estande durante a IV Feira Internacional da Amazônia-FIAM 2008, que acontece no Studio 5, no período de 10 a 13 de setembro.

Para celebrar os dez anos de realizações. a Fundação promove hoje às 19h30 nas salas 5 e 6 do Centro de Covenções do Stúdio 5, um coquetel para convidados e imprensa.

Para a superintendente executiva da FPF, Rosanila Feitoza, a instituição tem muito que comemorar. São dez anos de trabalho dedicados à pesquisa e desenvolvimento, criando soluções acessíveis para a sociedade como os projetos: Mouse Ocular e Voz do Mudo.

Os projetos da Fundação são credenciados pelo Ministério da Ciência & Tecnologia e no Amazonas pela SUFRAMA.

Projetos em hardware

No desenvolvimento de Hardware, os projetos de tecnologia assistivas mais conhecidos, desenvolvidos pela FPF são: o sistema que visa melhorar a comunicação de pessoas com deficiência de fala, através da tradução dos gestos da linguagem brasileira de sinais (LIBRAS), em voz sintetizada eletronicamente (projeto Voz do Mudo) e os sistemas que possibilitam que pessoas com alto grau de comprometimento dos movimentos dos membros superiores possam se comunicar e acessar o computador utilizando somente movimentos oculares (projeto Mouse Ocular) ou movimentos da cabeça (projeto ROCC).

Desenvolvimento de software

No desenvolvimento de Software a FPF atua no desenvolvimento de: sistemas de informação, software embarcado, ferramentas de apoio ao desenvolvedor, localização e teste de software.

Responsabilidade Social

Na atuação em Responsabilidade Social, a FPF por meio do projeto Centros de Treinamento em Informática (CTIs) promove cursos profissionalizantes, totalmente gratuitos e possibilita a inclusão digital de parcelas carentes da população.

Centros de Treinamento

Atualmente, a FPF, tem 14 Centros de Treinamento em funcionamento (Joana de Angelis, Grande Vitória I e II, Santa Clara, Adefa, Jésus Gonçalves, Sant’Ana, Nova Conquista, Zumbi, Nosso Lar, São Francisco, Nossa Sra. das Graças, Aparecida e Educandos) recebendo incentivos de instituições ou empresas que investem Responsabilidade Social.

Desde 2001 já foram atendidos 13.336 alunos. 90% dos alunos que foram matriculados, inclusive os portadores de necessidades educativas especiais, já estão trabalhando em diversas empresas do Pólo Industrial de Manaus.

Biodiversidade e Tecnologia

Na área de Biodiversidade e Biotecnologia, a FPF atua no desenvolvimento de projetos nas áreas de manejo florestal voltadas à exploração sustentável de produtos não-madeireiros, desenvolvimento de tecnologias e processos produtivos adequados à realidade da região e na produção de polpas, extratos e óleos vegetais.


Destacam-se a produção de Biodiesel a partir de espécies oleaginosas em Maués e o mais recente que é produção de uma Pesquisa com plantas amazônicas para obter matérias-prima que possam substituir ingredientes tradicionais de produtos fabricados pela multinacional americana Ceras Johnson por alternativos da biodiversidade amazônica.

A Fundação Paulo Feitoza atualmente conta com uma equipe especializada, formada por especialistas, mestres e doutores nas diversas áreas, além de analistas de sistemas, programadores, engenheiros e profissionais da área de ciências sociais.

Permitida reprodução deste citada a fonte.

Publicidade

×
Berita Terbaru Update