Fonte: Portal Amazônia com complemento de Jerry Araújo. E-Mail: jerrymao_nxsp@limao.com.br
Foto: Jerry Araújo em 09/03/2008
O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram) , Acyr Gurgaz, reconheceu nesta quarta-feira, 10, que a proposta de aumento da tarifa do transporte público para R$2,50 é abusiva e informou que o reajuste ideal, agora, é de R$ 2,40.
- Refizemos o cálculo. De acordo com nossas planilhas de custo, o melhor é pedirmos à prefeitura um reajuste de R$ 2,40, acrescentou o presidente.
Atualmente, a tarifa do transporte público de Manaus custa R$ 2,00. De acordo com o Instituto Municipal de Transporte Urbano (IMTU), mais de quatro milhões de pessoas utilizam os ônibus como meio de transporte, por semana.
O presidente do IMTU, Waldir Frazão, voltou a afirmar que até o fim do ano, o Instituto e a Prefeitura não vão discutir o possível reajuste nas tarifas de ônibus.
Outras saídas para o problema sem reajustar a passagem
1° Dar o poder ao cobrador ou motorista cobrador em que possa pedir ao portador a carteira para comparação com a foto e a identidade do mesmo.
2° Troca do sistema de bilhetagem por um outro sistema mais eficaz, um exemplo é o CITimage, desenvolvido e patenteado pela TACOM.
3.1 O estudante poderá optar em ter a gratuidade da passagem, mas com certas condições;
3.1.1 Estudante terá duas passagens gratuitas por dia;
3.1.2 O estudante somente poderá utilizar o serviço em certos horários;
3.1.3 Terá direito a passagem temporal;
3.1.4 Não poderá utilizar aos domingos e feriados.
3.2 O estudante que optar em pagar a passagem terá os mesmo benefícios já garantidos por lei.
4° Renovação da frota e reformas dos terminais da cidade e construção de novos terminais de integração na cidade.
5° Reforma das plataformas do 'Expresso' e criação de uma lei que proíbe a circulação de veículos, motos, caminhões, garantindo multa de valor alto a aqueles que utilizarem a pista, exeto veículos de emergência (SAMU, Bombeiros, Polícia e carros do Governo e Prefeitura).
6° Recapeamento asfáltico das avenidas onde possui plataformas do 'Expresso'.
7° Os cartões conhecidos como 'Passe-Live', presisam ter uma cor diferenciada pela seguinte ordem:
7.1 Para deficientes que podem passar pela catraca sem acompanhante.
7.2 Para deficientes que podem passar pela catraca com acompanhante.
7.3 Para deficientes que não podem passar pela catraca sem acompanhante.
7.4 Para deficientes que não podem passar pela catraca com acompanhante.
Assim, todo o sistema de transporte funcionará de forma melhor para todos, tanto passageiros e estudantes como funcionários e empresários.
Permitida reprodução deste citada a fonte.
Foto: Jerry Araújo em 09/03/2008
O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram) , Acyr Gurgaz, reconheceu nesta quarta-feira, 10, que a proposta de aumento da tarifa do transporte público para R$2,50 é abusiva e informou que o reajuste ideal, agora, é de R$ 2,40.
- Refizemos o cálculo. De acordo com nossas planilhas de custo, o melhor é pedirmos à prefeitura um reajuste de R$ 2,40, acrescentou o presidente.
Atualmente, a tarifa do transporte público de Manaus custa R$ 2,00. De acordo com o Instituto Municipal de Transporte Urbano (IMTU), mais de quatro milhões de pessoas utilizam os ônibus como meio de transporte, por semana.
O presidente do IMTU, Waldir Frazão, voltou a afirmar que até o fim do ano, o Instituto e a Prefeitura não vão discutir o possível reajuste nas tarifas de ônibus.
Outras saídas para o problema sem reajustar a passagem
1° Dar o poder ao cobrador ou motorista cobrador em que possa pedir ao portador a carteira para comparação com a foto e a identidade do mesmo.
2° Troca do sistema de bilhetagem por um outro sistema mais eficaz, um exemplo é o CITimage, desenvolvido e patenteado pela TACOM.
Vantagens do CITimage*:
• Reduzir a evasão de receita provocada pelas fraudes
• Disciplinar o uso do cartão de benefícios
• Possibilitar o controle da passagem gratuita pela catraca
• Eliminar a dependência do cobrador nestes processos
• Documentar as ocorrências fraudulentas
• Permitir auditoria seletiva para comprovação
• Identificar reincidências
• Fiscalizar, independente da concordância do passageiro
• Custo operacional reduzido
*Segundo diz a TACOM
3.1 O estudante poderá optar em ter a gratuidade da passagem, mas com certas condições;
3.1.1 Estudante terá duas passagens gratuitas por dia;
3.1.2 O estudante somente poderá utilizar o serviço em certos horários;
3.1.3 Terá direito a passagem temporal;
3.1.4 Não poderá utilizar aos domingos e feriados.
3.2 O estudante que optar em pagar a passagem terá os mesmo benefícios já garantidos por lei.
4° Renovação da frota e reformas dos terminais da cidade e construção de novos terminais de integração na cidade.
5° Reforma das plataformas do 'Expresso' e criação de uma lei que proíbe a circulação de veículos, motos, caminhões, garantindo multa de valor alto a aqueles que utilizarem a pista, exeto veículos de emergência (SAMU, Bombeiros, Polícia e carros do Governo e Prefeitura).
6° Recapeamento asfáltico das avenidas onde possui plataformas do 'Expresso'.
7° Os cartões conhecidos como 'Passe-Live', presisam ter uma cor diferenciada pela seguinte ordem:
7.1 Para deficientes que podem passar pela catraca sem acompanhante.
7.2 Para deficientes que podem passar pela catraca com acompanhante.
7.3 Para deficientes que não podem passar pela catraca sem acompanhante.
7.4 Para deficientes que não podem passar pela catraca com acompanhante.
Assim, todo o sistema de transporte funcionará de forma melhor para todos, tanto passageiros e estudantes como funcionários e empresários.
Permitida reprodução deste citada a fonte.
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