-->

Notification

×

Iklan

Iklan

terça-feira, 9 de dezembro de 2008 | 9.12.08 WIB Last Updated 2009-09-10T01:57:13Z
Pilotos americanos absolvidos por negligência.
Fonte: G1, em São Paulo
O juiz federal Murilo Mendes absolveu os pilotos do Legacy, Jan Paul Paladino e Joseph Lepore, da acusação de negligência na adoção de procedimentos de emergência quanto à falha de comunicação com o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta). Eles são réus no processo do acidente do vôo 1907 da Gol, que matou 154 pessoas em setembro de 2006.

Os dois pilotos continuarão a responder por "atentado contra a segurança de transporte aéreo", com agravante pelas mortes, conforme denúncia do Ministério Público aceita pela Justiça. A decisão foi tomada pelo magistrado nesta segunda-feira (8) e divulgada nesta terça-feira (9).

No documento, Murilo Mendes ainda absolve os controladores Felipe Santos dos Reis e Leandro José Santos de Barros de qualquer acusação no acidente. O magistrado também decidiu desclassificar a acusação dolosa atribuída ao controlador Jomarcelo Fernades dos Santos.

A decisão do juiz ainda absolve o controlador Lucivando Tibúrcio de Alencar das condutas relacionadas com negligência no estabelecimento de comunicação com a aeronave Legacy e com negligência que teria havido na transmissão de um centro a outro. A absolvição de Alencar é parcial e por isso ele vai responder a ação penal por omissão na configuração das freqüências no console.

Ainda no mesmo documento, Mendes pede que o procurador geral da República avalie se os dados colhidos no processo permitem a denúncia contra o controlador João Batista da Silva.

O acidente com o avião da Gol foi o segundo maior desastre aéreo do país em número de vítimas. Em julho do ano passado, mais um acidente chocou o Brasil. Durante pouso no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, um avião da TAM não conseguiu frear e bateu no prédio da TAM Express, causando a morte de 199 pessoas.

Entenda o processo
Os controladores Jomarcelo Fernandes dos Santos, Lucivando Tibúrcio de Alencar, Leandro José Santos de Barros e Felipe Santos dos Reis e os dois pilotos do jato Legacy, Joe Lepore e Jan Paladino, são acusados de "atentado contra a segurança de transporte aéreo", com agravante pelas mortes, conforme denúncia do Ministério Público aceita pela Justiça.

Veja reportagens sobre o acidente

Acidente da Gol completa dois anos

Familiares de vítimas do acidente da Gol procuram ajuda psicológica

Gol afirma que indenizou 76 famílias de vítimas do vôo 1907

Juiz muda ordem dos depoimentos sobre acidente da Gol

Justiça dos EUA decide que processo da Gol deve correr no Brasil

Controladores responderão a dois processos distintos

'Foi uma chuva de corpos', diz bombeiro que trabalhou no resgate

Índios txucarramae fecham local do acidente da Gol

Fotos

Veja fotos da tragédia com o Boeing da Gol

Veja fotos feitas pelos bombeiros que participaram do resgate

Veja fotos da expedição ao local do acidente, um ano depois

Permitida reprodução deste citada a fonte.

Publicidade

×
Berita Terbaru Update