-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Imazon registra queda no ritmo de desmatamento

sábado, 24 de janeiro de 2009 | 24.1.09 WIB Last Updated 2009-01-25T17:27:53Z
Fonte: Portal Amazônia
O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), ONG que faz um monitoramento independente do desmatamento na região, detectou, nos meses de novembro e dezembro de 2008, 61 km² e 50 km² de devastação respectivamente. Em relação ao mesmo período do ano anterior, houve uma redução de 94% em novembro e de 27% em dezembro. As informações são do G1.

A Imazon ressalva que os dados podem estar subestimados, pois nesses dois últimos meses houve grande cobertura de nuvens na região (68% em novembro e 73% em dezembro). Além disso, a parte do Maranhão que compõe a Amazônia Legal não foi analisada.

Ainda assim, segundo o pesquisador do Imazon Adalberto Veríssimo, o dados mostram que o ritmo da destruição da floresta está menor e entrou numa curva descendente desde junho.

Ele atribui parte da redução à crise financeira global. “Os números não são surpreendentes se analisarmos o processo econômico em curso. Na região de Carajás (PA), por exemplo, houve uma redução abrupta da produção de carvão usado na siderurgia. Verificamos isso ao falar com o setor de exportação de ferro-gusa”, diz o engenheiro agrônomo.

Segundo Veríssimo, o momento é apropriado para que se criem opções de trabalho para as pessoas envolvidas com a exploração irregular de madeira. “No momento não há recursos, nenhum pacote do governo para financiar alternativas econômicas. Falta uma proposta de desenvolvimento da Amazônia”, comenta.

Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update