Fonte: Prefeitura de Manaus. E-Mail: semcom@pmm.am.gov.br
O trânsito de veículos na avenida 7 de Setembro, uma das vias mais importantes do Centro da cidade, vai mudar a partir de segunda-feira, dia 2 de fevereiro. Também nesta data haverá mudanças na avenida André Araújo, no bairro do Aleixo, Zona Centro-Sul, além de alterações no estacionamento de veículos da avenida Eduardo Ribeiro e da rua Henrique Martins, também na área central de Manaus.
A Prefeitura de Manaus já retirou o trevo que havia no encontro da avenida Eduardo Ribeiro e avenida 7 de Setembro que a partir da semana que vem passa a ter sentido único: Centro/Bairro. Quem antes descia a avenida Getúlio Vargas, no sentido do Centro e dobrava à direita na 7 de Setembro, não poderá mais fazê-lo. Pela Getúlio será permitida apenas a convergência à esquerda, na 7 de Setembro.
O que muda, em resumo, é o fluxo de veículos na 7 de Setembro, no trecho entre Eduardo Ribeiro e a própria Getúlio, que agora será, em sua totalidade, no sentido Centro/Bairro, o mesmo do resto da via.
Com a mudança no trânsito da 7 de Setembro, o condutor pode optar pelas ruas Saldanha Marinho e Henrique Martins para chegar até a Eduardo Ribeiro. No sentido de oferecer maior fluidez no trânsito nesta área, o estacionamento de veículos vai sofrer mudanças na Henrique Martins. Também a partir de segunda-feira, só será permitido estacionar do lado direito da via e em fila indiana.
O estacionamento de veículos deve mudar ainda na própria Eduardo Ribeiro, onde também será permitido estacionamento apenas no lado direito da via, em fila indiana. A exceção é para os pontos de táxi.
Mudança deve facilitar no Aleixo
A avenida André Araújo é uma das principais vias de acesso aos bairros da Zona Leste da cidade mas tem no encontro com a rua Gabriel Gonçalves um de seus principais gargalos. Para facilitar o fluxo de veículos, a Prefeitura de Manaus resolveu realizar uma intervenção naquele trecho, também a partir da próxima segunda-feira, dia 2.
Para quem transita na André Araújo na faixa em direção ao Centro da cidade e necessita fazer o retorno para acessar a outra mão da via, no sentido Centro/Bairro, não poderá mais fazê-lo no trevo que fica no encontro da via com a Gabriel Gonçalves. Agora, este tipo de retorno será feito com entrada em uma rua localizada ao lado da loja de veículos Citroën, para que, pela rua Nova, o condutor chegue à Gabriel Gonçalves no sentido do Centro e, desta forma, faça o retorno à André Araújo na faixa no sentido Centro/Bairro.
O Instituto Municipal de Trânsito (Imtrans), iniciará, no final de semana os trabalhos de sinalização horizontal e vertical, que consiste nas pinturas feitas no asfalto das vias e na colocação de placas nos locais em que haverá mudanças com a finalidade de orientar os condutores.
Coordenada
Canteiro central já foi retirado
A retirada do canteiro central no cruzamento das avenidas Eduardo Ribeiro e 7 de Setembro, iniciada à noite de segunda-feira, 26, faz parte das modificações no trânsito da cidade de Manaus previstas no Plano de Ação Emergencial de Intervenção Urbana.
A medida antecede a mudança de fluxo na Avenida 7 de Setembro no trecho entre as avenidas Eduardo Ribeiro e Getúlio Vargas.
De acordo com o superintendente do Instituto Municipal de Trânsito (Imtrans), Sérvio Túlio, esta semana serão colocadas as sinalizações e a partir de segunda-feira a medida entrará efetivamente em vigor. “Essa modificação irá reduzir o fluxo de carros no corredor de ônibus”, esclarece o superintendente.
Opiniões
Ronildo Santos, 45, gerente de uma loja na esquina das avenidas, acredita que a modificação irá melhorar o trânsito. “Com a mudança, a tendência é aliviar o tráfego. Esse cruzamento sempre foi sinônimo de congestionamentos”, explica o gerente.
Porém os taxistas da área têm opiniões divididas. O presidente da Abetam Rádio Táxi, Edmilson Brito, 62, elogia as mudanças e pede reforço na fiscalização. “Para nós que somos organizados ficará bom, mas precisa uma vistoria mais intensa por parte dos agentes de trânsito” afirma.
Já o motorista de táxi lotação Luis Carlos Aragão, 50, falou sobre a necessidade de um ponto de estacionamento por parte dos motoristas de táxis lotação.
Permitida reprodução deste citada a fonte.