Até a próxima terça-feira, 24, a Prefeitura de Manaus intensifica a fiscalização nos principais eventos carnavalescos da cidade. O Instituto Municipal de Trânsito (Imtrans) divulgou nesta quinta-feira, 19, o esquema de tráfego que funcionará durante os dias de Carnaval.
O Imtrans coordenará as principais vias de acessos a estes eventos visando proporcionar a segurança das pessoas e a e fluidez dos veículos, principalmente no desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial, sábado, 21, e nas duas noites do CarnaBoi 2009 assim como no Carnaval de Educandos, Zona Sul. De acordo com a Coordenadoria de Operações (COP), o público esperado para cada dia de evento no Sambódromo é de aproximadamente 150 mil foliões.
As escolas de samba do grupo de acesso não provocam grandes mudanças viárias nas proximidades do Centro de Convenções (Sambódromo). No sábado, contudo, por ocasião do desfile do Grupo Especial, o tráfego nas proximidades do Sambódromo será alterado a partir de 15 horas. O trânsito na avenida Pedro Teixeira ficará interditado no trecho compreendido entre a avenida Constantino Nery e a avenida D. Pedro, próximo ao Colégio La Salle.
A Alameda do Samba e a travessa Belmira Vianez, vias que ligam a avenida Pedro Teixeira à rua Lóris Cordovil, também serão interditadas para o tráfego. Segundo a COP, somente os condutores que residem nos trechos interditados terão acesso as respectivas residências.
A rua Lóris Cordovil também será interditada entre a avenida Constantino Nery e a rua Vivaldo Lima, nas proximidades do SPA do Alvorada. A orientação do Imtrans é para que o condutor desvie pela rua Vivaldo Lima, siga pela Travessa dos Franceses e acesse a avenida Desembargador João Machado (antiga Estr. dos Franceses).
Ainda no sábado, a avenida Constantino Nery sofrerá intervenção no sentido bairro/centro a partir das 19 horas nas proximidades do viaduto de Flores. O trecho será interditado para veículos pequenos e somente terão acessos os coletivos. No sentido contrário, o trânsito funcionará normalmente. A avenida Djalma Batista não sofrerá intervenção nos dois sentidos. Os locais destinados aos estacionamentos serão a área da Vila Olímpica e ao longo da avenida Djalma Batista.
Paralelamente aos dias de desfiles no Sambódromo e até a próxima terça-feira, 24, o trânsito será interditado na avenida Rio Negro e parcialmente o mesmo acontecerá na rua Inocêncio de Araújo para permitir a saída da Banda da Baixa d´Ègua.
Na segunda e terça-feira de Carnaval, o Imtrans monitorará o trânsito no Sambódromo, a partir das 19 horas. Quarenta agentes de trânsito estarão atuando nos dias de grandes eventos enquanto nos de menores proporções a média será de 15 agentes.
Coordenada
Prefeitura atua no Sambódromo
Ações de trânsito, saúde, assistência social e limpeza, serão coordenadas pela Prefeitura de Manaus, durante os seis dias de folia carnavalesca no Centro de Convenções.
Em relação ao transporte coletivo serão criadas linhas extras especialmente para o evento que funcionarão das 22 às 03 horas: BR-174/Sambódromo, T2,T3/Sambódromo e T2/Sambódromo.
Outras linhas terão seus itinerários alterados para atender o Sambódromo ou em virtude da interdição de ruas em seu entorno.
O IMTU terá um posto de atendimento no local para fornecer maiores informações aos usuários.
Saúde
"Sexo sem camisinha não é brincadeirinha". Esse é o tema da campanha da Secretaria Municipal de Saúde que será realizada durante os desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial e os dois dias do Carnaboi.
Além da distribuição de material educativo (folders e calendários de bolso), sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis e a Aids, a Semsa também irá distribuir 30 mil preservativos masculinos por dia. A ação é uma parceria com a Coordenação Estadual de DST.
Assistência social
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) também estará presente no Sambódromo divulgando a Campanha Nacional de Enfrentamento à Exploração, Abuso e Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Carnaval 2009. Um contigente de 40 servidores irá trabalhar na distribuição de adesivos para carros, folhetos e cartazes.
Além disso será feita abordagem em situações de exploração sexual de crianças e adolescentes, assim como de exploração ao trabalho infantil. O objetivo da ação é conscientizar a população a denunciar casos de exploração infantil pelo Disque 100 ou o 0800 92 1407.
Limpeza
Responsável pela limpeza no Sambódromo, a Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp)vai dispor de quatro carros para recolhimento do lixo , além de 100 pessoas para manutenção do Sambódromo durante os desfiles e o Carnaboi. Ao final de cada dia de folia, mais 150 garis reforçarão a limpeza no local.
Na ocasião, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semaga) fiscalizará o entorno do Sambódromo visando o melhor posicionamento dos ambulantes.
Permitida reprodução deste citada a fonte.
