O cosplay do 'L', personagem do anime mais famoso da atualidade, o 'Death Note', tem de estar no eventoDe: Redação. E-Mail: manausmanabus@ymail.com
Entrando num mundo de tecnologia, desenhos animados nipônicos, interagindo com muito videogame e ação. É a dose certa para a diversão ao estilo japonês atraiu aproximadamente 2 mil jovens à quarta edição do Anime Jungle Party, que aconteceu no último final de semana nas quadras do colégio Ida Nelson, em Manaus.
O público estimado pelaorganização do evento é comum em festas do gênero fora do eixo Rio-São Paulo. "É mais ou menos essa média de pessoas que mantém ainda aquela característica de diversão e o espírito de bagunça; coisas que não existem mais nas maiores festas do País", afirmou Gabriel Hyoga, 26, atual campeão mundial de Cosplay (abreviação de costume player, fantasia em inglês) em entevista ao jornal Diário do Amazonas.
Como jurado do campeonato de Cosplay, ele avaliou a performance do candidato: fantasia, interpretação e apresentação. "Notamos desde o caimento da fantasia até o áudio preparado para o desempenho no palco, se não tem música sobreposta ou falhas técnicas", explicou. O vencedor representará o Amazonas no campeonato nacional que acontecerá em São Paulo, no mês de julho. Para o evento em Manaus, ele preparou um Cosplay de Leon, personagem do jogo 'Resident Evil 4'.
O que lhe conferiu o prêmio mundial no Japão foi a fantasia de Janglo, do desenho animado nipônico 'Burst Angel'. Fantasiado de Kakuzu, do game Naruto, um dos mais populares no Japão, Fabriccio Colares Pessoa de Queiroz, 16, pediu para a avó confeccionar a fantasia semelhante a um samurai mascarado. "Ela acredita que é uma experiência de vida, que temos de passar por coisas novas", disse.
Quem não gosta muito da ideia são os pais das irmãs Dione e Diana Coelho. "Ninguém apoia, acham que é algo que não tem futuro. Pode até não ter, mas é a moda que gostamos no momento", afirmou Dione, 13. Acompanhada da irmã e das amigas, elas não estavam de Cosplay, mas de 'estilo J-rock', pessoas que curtem o 'Rock Japonês'. Nem mesmo o calor da sela amazônica desanimou a produção dos jovens caracterizados em seus personagens favoritos.
>>Conhecimento
De gorro e blusa de manga, a estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, Sandy Hyumi, 15, afirma que conheceu esse novo mundo por meio da Internet. "Me identifiquei porque é tudo muito colorido e muito fofo. A gente tem diversidade de cores e liberdade de estilo", disse. Tecnologia para dar e vender Sem piscar os olhos, adolescentes de todas as idades se revezavam em frente a dois telões e sete televisões durante o campeonato de videogames nipônicos. Mais de 300 participantes se increveram para competir nos jogos.
>>Do campeão mundial de Cosplay...
Gabriel Hyoga. Gabriel Hyoga, atual campeão mundial de Cosplay, escolheu a fantasia de Leon, personagem do jogo 'Resident Evil 4`''Toda a performance dos candidatos foi avaliada, da fantasia à interpretação''.
Vários adolescentes se revezavam em frente a dois telões e sete televisões durante o campeonato de videogames japoneses, onde muitos se inscreveram nos dois dias de evento. "A gente sempre programa para encerrar às 18h, mas isso nunca aconteceu", afirmou Leandro da Silva Caldas, 22, responsável pela organização dos games. Para a nova geração dos 'otakus', que já aboliu os fios de conexão, a disputa de Play Station e Super Nintendo portáteis era a melhor pedida. Tudo por meio de Bluetooth, especificação industrial para áreas de redes pessoais sem fio, conhecidas como Wireless ou Wi-Fi.
Permitida reprodução deste citada a fonte.


