-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Política>> Vereadores estão insatisfeitos com falta de projetos

sexta-feira, 17 de abril de 2009 | 17.4.09 WIB Last Updated 2010-02-08T18:51:36Z
Fonte: Portal da CMM
A exposição do secretário municipal de Abastecimento e Produção (Semplab) José Aparecido durante audiência pública para discutir a criação de um shopping dos camelôs no Centro de Manaus, na Câmara Municipal nesta sexta-feira, 17, deixou os vereadores insatisfeitos. Eles esperavam do secretário uma definição para a implantação do projeto, mas segundo ele até o momento a secretaria ainda realiza levantamentos.

O vereador Mário Bastos (PRP) disse que gostaria de "discutir algo que esteja baseado em estudo técnico profundo, a fim de resolver esse problema social. Eu queria saber onde vai ser esse shopping, se ele existe ele tem que aparecer".

Arlindo Junior, do PMDB, leu a pauta onde constava o objetivo da audiência "a fim de discutir a situação dos vendedores ambulantes de Manaus e a criação do Shopping do Camelô" e concluiu que "se a gente não tem um shopping, a gente não tem nada pra discutir. Pelo que estou vendo e pelo que entendi não tem nada".

Glória Carrate (PMN) pediu uma questão de ordem e disse que gostaria de "saber o quê ficou concluído, como é que vai ficar. Tenho várias pessoas convidadas que querem saber o resultado dessa audiência". Em resposta o vereador Ademar Bandeira (PT) disse que "ninguém veio aqui para sair de mãos vazias. Nós queremos uma coisa concreta, por isso trouxemos a quem interessa que são os ambulantes". Ele lembrou uma indicação de sua autoria ao prefeito Amazonino Mendes solicitando a construção de um shopping no porto de Manaus, afirmando que se entrou uma loja Americanas no porto, também pode entrar o shopping dos camelôs. "Não vamos esperar que técnicos que não conhecem a realidade venham fazer projeto. Nós vamos construir um projeto junto com a classe dos ambulantes e os vereadores", disse.

A implantação de um shopping dos camelôs no Centro da cidade recebeu apoio do representante do Implurb Ricardo Braga, que informou a criação de uma comissão para conversar com os camelôs, a fim de levantar os problemas e as necessidades. Ele disse que são necessários estudos das áreas possíveis de se construir um shopping - "até para conseguir financiamento a gente precisa da participação de população".

Segundo ele é preciso identificar áreas vazias ou subutilizadas, mas não pode ser qualquer área. "Tem que ter movimento comercial e passagem de transporte coletivo para a população poder chegar ao local, além de infraestrutura, segurança e estacionamento", explicou. Paulo Sabba, representante do procurador-geral do Ministério Público propôs que a audiência pública tomasse uma medida para resolver o problema dos ambulantes, para que a discussão não ficasse apenas no campo teórico.

Também o representante da CDLM Antonio Lopes, que tratou os ambulantes como "colegas trabalhadores das ruas de Manaus" prestou apoio à construção do shopping e disse que a entidade dos lojistas "tem em vocês um parceiro e futuros empresários".

O presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio, vereador Dr. Gomes (PMN) anunciou criação de uma comissão para conduzir a questão e lembrou que é a primeira reunião da comissão para tratar do assunto em uma audiência pública. O vereador Mário Bastos pediu que o presidente convidasse o MP para participar da comissão e disse que "é preciso avançar porque o tempo passa e quatro anos passam rápidos".

Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update