-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Ação>> SESC promove a 8ª Mostra Literária do Amazonas

terça-feira, 28 de julho de 2009 | 28.7.09 WIB Last Updated 2009-07-30T00:37:20Z
Foto: Divulgação
Por: Michelle Moraes. Ass. de Com. Sistema FECOMÉRCIO/SESC/SENAC

A Mostra Literária do Amazonas que começa nesta quarta-feira, dia 29, e segue até sexta, 31 de julho, é uma iniciativa do SESC/ Amazonas no sentido de retirar do ostracismo a produção literária local através de sua divulgação à sociedade amazonense e incentivar o público em geral, estudantes, professores e pesquisadores para a ampliação dos conhecimentos da cultura, das raízes e da história do Amazonas.

"A Mostra é coordenada pela Biblioteca do SESC com a participação de editoras e escritores locais e vai acontecer no SESC Centro com entrada franca"

Em seu oitavo ano de existência a Mostra é inteiramente voltada para a cultura amazonense em suas diferentes manifestações, composições e elementos peculiares. Tentar expressar essa diversidade e riqueza sob o prisma da literatura é um dos grandes desafios enfrentados pelos organizadores do evento.

A produção literária amazonense, apesar de pouco conhecida, é extensa e de qualidade, ocupando o quarto lugar no ranking da produção literária nacional, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Entretanto, a falta de divulgação desta produção impede que trabalhos de grande valor literário se tornem conhecidos e apreciados.

>>Programação

Durante o evento também vão acontecer palestras, vendas e exposição de livros, shows musicais com Harpa, Flauta e Violino, e o Quinteto Encontro da Águas, lançamento do concurso de contos, sessão de autógrafos com autores Renan Freitas Pinto, Márcio Souza, Ana Peixoto, Leyla Leong e Wilson Nogueira e exposições de artes plásticas com os artistas Amazonenses

>>Homenageado deste ano

Como tradicionalmente acontece nas edições da Mostra, a escolha de um escritor para ser homenageado é um dos mecanismos para contemplar os objetivos do evento. Para este ano, o indicado é o autor, advogado, professor e jornalista Mário Ipiranga Monteiro.

>>Mário Ypiranga Monteiro - Um Século Construindo a História

Mário Ypiranga Monteiro, tornou-se uma das personalidades cuja história de vida se confunde com a evolução histórica do Amazonas, nascido em Manaus no dia 23 de Janeiro de 1909, começou sua carreira como escritor por volta da década de 20, dentre os trabalhos desenvolvidos, destacou-se como poeta e contista, escrevendo diversas obras no campo do folclore, da história e dos estudos literários. Publicou inúmeros contos em várias revista e jornais
locais. Suas obras destacavam-se por sempre estarem arraigada a sua terra natal, onde por muitas das vezes é possível notar o constante carinho e amor pela Amazônia por meio de suas escritas.

Homem dedicado à família, tornou-se um verdadeiro exemplo de persistência e bravura amazonida. Atuou como professor de Literatura Portuguesa na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Amazonas.

Como membro da Academia Amazonense de Letras, sua determinação e virtude, lhe renderam o cargo de presidente da Instituição. Mário Ypiranga Monteiro aos 94 anos de idade, faleceu no dia oito de Julho de 2004. Autor de mais de 200 obras 16 delas inéditas e quatro livros sobre
o Teatro Amazonas, Deixou viúva Anna dos Anjos, com quem foi casado por 65 anos. Deixou também quatro filhos e seis netos.

Mário Ypiranga Monteiro também exerceu o jornalismo, pertenceu à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ao Instituto Geográfico do Amazonas, à National Geographic Society, dos Estados Unidos, e a diversas outras associações da França, Inglaterra, México, Peru, Holanda e outros países.

Mário Ypiranga viveu uma vida com dignidade e respeito a seus semelhantes e muito amor à sua terra. O notável exemplo de dedicação por sua terra, fez com que o governador do Estado, Eduardo Braga instituísse um prêmio com o nome de Mario Ypiranga Monteiro, para homenageá-lo. O prêmio é destinado a cientistas sociais.

No dia 23 de janeiro de 2009, se estivesse em vida Mário Ypiranga Monteiro, o poeta que desenhou em linhas parte da historiografia de sua terra, completaria 100 anos de idade. Em homenagem a essa grande personalidade, o Programa Documentos da Amazônia apresentará um especial em comemoração ao centenário de Mário Ypiranga Monteiro.

Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update