A audiência pública proposta pelo vereador José Ricardo (PT) na Câmara Municipal de Manaus (CMM) questionou o modelo de monotrilho (metrô de superfície) proposto pelo Governo do Estado para a Copa do Mundo 2014. Manaus é uma das cidades-sedes do evento esportivo e deverá ganhar também o BRT, modelo de transporte coletivo semelhante ao Expresso.
Na abertura da audiência que aconteceu ontem (16) na CMM, o representante da Secretaria Estadual de Planejamento (SEPLAN), Rodrigo de Oliveira e o técnico da empresa responsável pelo projeto do sistema de monotrilho PriceWaterhouseCoopers, Luís Martorelli, fizeram uma apresentação dos dois sistemas que operarão integrados: o monotrilho e o BRT, este sob responsabilidade da prefeitura de Manaus.
A previsão da SEPLAN é que as obras do monotrilho iniciem em abril de 2010. A pouca quantidade de itinerários do sistema de metrô foi uma das preocupações dos representantes da sociedade civil organizada e dos parlamentares presentes na audiência. De acordo com a PriceWaterHouseCoopers, serão construídas sete estações entre o Terminal 3 (Cidade Nova, zona Norte) e a praça da Matriz, no Centro.
>>Orçamento
O vereador José Ricardo questionou ainda o investimento orçado para a implantação dos dois sistemas de transporte. De acordo com ele o obra é estipulada na ordem de R$ 1 bilhão cada.
"Esse valor é equivalente ao orçamento anual da prefeitura de Manaus", disse.
A falta de informação sobre a integração dos sistemas monotrilho e Bus Rapid Transit (BRT) também foi questionada pelos participantes da reunião. O representante da SEPLAN reafrimou que os dois sistemas estão unificados após acordo entre o prefeito Amazonino Mendes (PTB) e o governador Eduardo Braga (PMDB).
+Saiba mais sobre o projeto aqui
Rodrigo Oliveira também defendeu a opção pelo monotrilho, destacando o baixo impacto no ambiente urbano da cidade, a confiabilidade e atendimento da demanda e os benefícios na melhoria da qualidade de vida da população.
"A Copa do Mundo de 2014 é um catalisador no sentido de trazer soluções para a mobilidade urbana e para outras áreas de interesse social de Manaus", alegou Oliveira.
>>Tarifa do transporte
O representante da Secretaria Estadual de Planejamento informou ainda que a passagem do monotrilho ficaria em torno de R$ 2,50 e quando houvesse a integração (monotrilho e BRT), a passagem passaria a ser cobrada no valor de R$ 3,50 por trecho, totalizando cerca de R$ 7 ida/volta.
Morador da zona Norte da cidade, o comunitário Moisés Aragão, que integra o Fórum pela Ética e Políticas Públicas, questionou se realmente o sistema BRT irá beneficiar a população, já que o antigo Expresso só causou prejuízo ao "bolso da população".
Aragão afirmou que se o valor da passagem for elevado não resolverá a vida da maioria dos manauaras, que não possui muitos recursos.
Fonte: Portal Amazônia
Imagem: Divulgação
Permitida reprodução deste citada a fonte.
Na abertura da audiência que aconteceu ontem (16) na CMM, o representante da Secretaria Estadual de Planejamento (SEPLAN), Rodrigo de Oliveira e o técnico da empresa responsável pelo projeto do sistema de monotrilho PriceWaterhouseCoopers, Luís Martorelli, fizeram uma apresentação dos dois sistemas que operarão integrados: o monotrilho e o BRT, este sob responsabilidade da prefeitura de Manaus.
A previsão da SEPLAN é que as obras do monotrilho iniciem em abril de 2010. A pouca quantidade de itinerários do sistema de metrô foi uma das preocupações dos representantes da sociedade civil organizada e dos parlamentares presentes na audiência. De acordo com a PriceWaterHouseCoopers, serão construídas sete estações entre o Terminal 3 (Cidade Nova, zona Norte) e a praça da Matriz, no Centro.
>>Orçamento
O vereador José Ricardo questionou ainda o investimento orçado para a implantação dos dois sistemas de transporte. De acordo com ele o obra é estipulada na ordem de R$ 1 bilhão cada.
"Esse valor é equivalente ao orçamento anual da prefeitura de Manaus", disse.
A falta de informação sobre a integração dos sistemas monotrilho e Bus Rapid Transit (BRT) também foi questionada pelos participantes da reunião. O representante da SEPLAN reafrimou que os dois sistemas estão unificados após acordo entre o prefeito Amazonino Mendes (PTB) e o governador Eduardo Braga (PMDB).
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Rodrigo Oliveira também defendeu a opção pelo monotrilho, destacando o baixo impacto no ambiente urbano da cidade, a confiabilidade e atendimento da demanda e os benefícios na melhoria da qualidade de vida da população.
"A Copa do Mundo de 2014 é um catalisador no sentido de trazer soluções para a mobilidade urbana e para outras áreas de interesse social de Manaus", alegou Oliveira.
>>Tarifa do transporte
O representante da Secretaria Estadual de Planejamento informou ainda que a passagem do monotrilho ficaria em torno de R$ 2,50 e quando houvesse a integração (monotrilho e BRT), a passagem passaria a ser cobrada no valor de R$ 3,50 por trecho, totalizando cerca de R$ 7 ida/volta.
Morador da zona Norte da cidade, o comunitário Moisés Aragão, que integra o Fórum pela Ética e Políticas Públicas, questionou se realmente o sistema BRT irá beneficiar a população, já que o antigo Expresso só causou prejuízo ao "bolso da população".
Aragão afirmou que se o valor da passagem for elevado não resolverá a vida da maioria dos manauaras, que não possui muitos recursos.
Fonte: Portal Amazônia
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