Olá,  seja bem-vindo!  |  Entrar  |  Criar conta  |  Precisa de ajuda?

Ação>> SENAI forma 327 alunos dos cursos técnicos e de aprendizagem

Publicado para Jerry Araújo em quinta-feira, 17 de dezembro de 2009 | 17.12.09

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas) concluiu o ano letivo de educação profissional com a formatura de 327 alunos, sendo 103 técnicos e 224 aprendizes de duas das suas quatro unidades de Manaus. A solenidade ocorreu na última quarta-feira (16), no Clube do Trabalhador, bairro São José I, local onde estavam reunidos familiares e concludentes. Estavam presentes na formatura o diretor regional do SENAI/AM, Aldemurpe Barros, auditora fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado do Amazonas, Creusa Barbosa, e os gerentes das Escolas SENAI Antonio Simões, Rodson Barros, e Waldemiro Lustoza, Ivana Ayrton.

+Siga o MN no Twitter!

Foram três turmas de Aprendizes em Operador de Linha de Montagem e de Eletroeletrônica, e duas turmas de Técnicos em Informática e Eletroeletrônica promovidas na Unidade Antonio Simões, do bairro Distrito Industrial, e outra turma de técnicos de Mecânica, realizada no SENAI do bairro Cachoeirinha.

Aldemurpe Barros apontou a crescente demanda por profissionais com a certificação de técnico a aprendiz. Segundo o diretor regional do SENAI/AM, esses jovens e adultos passam por um período de quase dois anos para se qualificar e saírem preparados para atender o segmento produtivo da indústria.

“Obter essa modalidade de técnico ou aprendiz no currículo é um diferencial importante no mundo competitivo de hoje, onde os mais qualificados e aptos se tornam preferência para ocupar a vaga de trabalho em aberto”, disse o diretor regional do SENAI/AM.

Durante o curso uma parte é desenvolvida nos estágios dentro das empresas parceiras da instituição. A pedagoga e coordenadora dos cursos de aprendizagem da Escola Antonio Simões ressaltou que mais de 50 empresas do Pólo Industrial de Manaus (PIM) absorvem esses técnicos e aprendizes do SENAI.

De acordo com o gerente Rodson Barros, 80% dos técnicos que concluíram a programação dentro do SENAI já estão estagiando, e 100% dos jovens aprendizes também.

Para a dona de casa, Socorro Maximiano, de 45 anos, ver o filho Elton, de 23 anos, se formando em eletroeletrônica é motivo de alegria e orgulho da família e espera que o próximo passo do seu filho é desempenhar tudo que aprendeu no estágio que fará na Amazonas Energia.

“Os cursos do SENAI é oportunidade para entrar no mercado de trabalho e eu sou um exemplo. Pretendo busca novas qualificações e conquistar um bom emprego”, declarou Elton Maximiano.

>>SENAI forma também para comércio e serviços

Pesquisa solicitada pelo SENAI Nacional aponta que alunos da instituição são absorvidos pelo mercado de trabalho de serviços e comércio. No Regional Amazonas, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) foi o responsável pela pesquisa com os egressos do SENAI e apontou que 68% dos ex-alunos da instituição estão empregados no mercado formal, sendo que muitos não foram contatados, mas estima-se que estejam com investimentos próprios ou no ramo do comércio.

“Hoje o SENAI é uma instituição que promove o ensino profissionalizante e serviços técnicos e tecnológicos para a indústria e que já atende também as grandes lojas de produtos eletroeletrônicos. Neste mesmo segmento estudamos a proposta de oferecer cursos fechados em 2010 para funcionários das lojas que vendam TV Digital, visando melhor serviços ao consumidor”, disse Barros.

Fonte: Ass. de Comunicação Sistema FIEAM
Foto: Evelyn Lima


Permitida reprodução deste citada a fonte.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

?Leia abaixo antes de comentar

* Todos os comentários são moderados;
* Comentários em 'anônimo' serão rejeitados;
* Comente somente o que for referente ao tema publicado;
* Ofensas pessoais ou spam serão rejeitados;
* Obrigado por sua visita no Manaus em Notícia e volte sempre!