-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Preservar>> Governadores do Amazonas e do Pará vão presidir força-tarefa sobre o clima em 2010

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009 | 16.12.09 WIB Last Updated 2009-12-16T18:15:24Z
Os governadores do Amazonas, Eduardo Braga, e do Pará, Ana Júlia Carepa, assumem, a partir de 1º de janeiro e até 31 de dezembro de 2010, a presidência da Força-Tarefa dos Governadores (GCF, na sigla em inglês). O grupo de trabalho coordena as ações conjuntas no Fórum Global de Governadores sobre Floresta e Clima.

O acerto foi feito em Copenhague, na Dinamarca, durante a programação da Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP-15). Atualmente, o comando do GCF está nas mãos do governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.

+Siga o MN no Twitter!

Entre as responsabilidades dos governadores estão o compromisso de executar o Plano de Ação Conjunta desenvolvido pelos estados e municípios integrantes do grupo, assim como assegurar que as preocupações e questões envolvendo carbono florestal sejam representadas em esforços de políticas climáticas estaduais, nacionais e internacionais. Em 2010, o encontro anual dos governadores integrantes do fórum, que durante dois anos consecutivos foi realizado em Los Angeles, será sediado no Brasil, possivelmente em Manaus ou em Belém.

A força-tarefa foi criada para implementar os termos do Memorando de Entendimento estabelecido em 2008, durante a 1ª Conferência de Governadores sobre Clima Global. O documento foi assinado pelos estados brasileiros do Amazonas, Amapá, de Mato Grosso, do Acre e Pará, pelas as províncias indonésias de Aceh e Papua e pelos os estados norte-americanos da Califórnia, de Illinois e do Wisconsin. A ideia é que cada um dos membros desse acordo coopere com a promoção das políticas climáticas, o financiamento, a troca de tecnologia e pesquisa.

Hoje (16) os governadores dos estados da Amazônia se reunirão com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro faz parte da agenda do presidente brasileiro na COP-15.

Fonte: Agência Brasil/ABr

Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update