-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Ação>> Competidores do AM na Olimpíada do Conhecimento, no Rio, começam provas

quarta-feira, 10 de março de 2010 | 10.3.10 WIB Last Updated 2010-03-10T19:54:11Z
As provas da Olimpíada do Conhecimento, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), começaram ontem (10) e prosseguem até sábado. O Amazonas participa com delegação composta por 11 alunos do SENAI/AM e dois do SENAC/AM.

+Siga a gente no Twitter!

Antes do início das provas, os alunos vivenciaram a experiência da a ambientação, oportunidade para simulação de situações reais do ambiente de trabalho, conhecer bem os instrumentos e organizar o seu ambiente de trabalho.

Por isso, o competidor Rayson Marinho Borges, representante do SENAI de Manaus, na ocupação de ferramentaria, começou a limpar e organizar os materiais logo cedo. “Algumas ferramentas são um pouco diferentes do que estou acostumado. Por isso, estou testando o máximo que posso”, explica o estudante, que está há quase três anos no curso do SENAI.

Rayson diz que está acostumado a utilizar diariamente máquinas de alta tecnologia, tanto convencionais como a CNC (Comando Numérico Computadorizado). Ele conta que o curso oferecido pelo SENAI é referência em Manaus e permite ao aluno sair capacitado para o mercado de trabalho. Segundo ele, há uma carência de profissionais no setor de ferramentaria no Amazonas. Na opinião do estudante, o curso do SENAI dá a ele um diferencial competitivo em relação ao mercado.

Além da ocupação ferramentaria, a delegação amazonense compete em Eletricidade Predial, Mecânica de Refrigeração, Tecnologia da Informação, Eletrônica Industrial, Mecatrônica, Desenho Mecânico em CAD, Fresagem CNC, Tornearia CNC, Tornearia Mecânica, Cabelo e Cozinha (essas duas últimas pelo SENAC).

O competidor de Eletricidade Predial, Jefferson Grégori, de 21 anos, diz estar realizando um sonho e que espera alcançar uma boa colocação. “Será uma conquista valiosa para o meu futuro profissional”, ressaltou.

Os alunos do Senac/AM das ocupações de Cabelo, Eberth de Santana Filho, e de Cozinha, Jessica Ione, já se consideram vencedores por estar participando da Olimpíada do Conhecimento. Ambos trabalham na área que competem e Eberth já proprietário de um salão na zona Norte de Manaus. O jovem destaca a experiência de estar no evento e que irá trazer o aprimoramento das atividades como cabeleireiro.

“Desde que chegamos ao Rio, estamos interagindo com os demais competidores e, como colegas, discutimos as técnicas que trabalhamos. Chegarei a Manaus cheio de inovação para minhas clientes. Agora é só concentrar e mostrar o que sei fazer e fazer bem feito”, disse o aluno.

Jessica, cozinheira de um dos maiores restaurantes do mais novo shopping da capital amazonense, espera apresentar o que aprendeu no SENAC/AM sobre boas práticas no preparo de um cardápio saboroso, balanceado e sem desperdícios de alimentos.

“Darei o melhor de mim a partir de hoje. O nervosismo chegou, mas a vontade de preparar pratos quentes, frios e sobremesas, de acordo com as normas de restaurante e cozinha e com sabor indiscutível, supera todos os desafios e dificuldades que chegam para nos desestabilizar”, aponta Jessica.

Outra novidade é o Worldskills Americas, que será realizado junto à Olimpíada, e reunirá os alunos de educação profissional de 12 países da América, como Estados Unidos, Argentina e Chile. São 42 estrangeiros competindo em 24 ocupações.

Fonte: Ass. de Comunicação Social Sistema FIEAM, no Rio de Janeiro

Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update