-->

Notification

×

Iklan

Iklan

CheckUP | Semsa mobiliza agentes no Pq. dos Bilhares para o Dia Mundial sem Tabaco em Manaus

segunda-feira, 31 de maio de 2010 | 31.5.10 WIB Last Updated 2010-05-31T14:31:00Z
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) fez ontem (30) uma grande mobilização com agentes de saúde de todos os distritos de Manaus para levar informação sobre o hábito de fumar e suas consequências. O evento ocorreu no anfiteatro do Parque dos Bilhares, zona Centro Sul de Manaus.

+Siga a gente no Twitter!

As atividades realizadas fazem parte da agenda que serão realizadas dentro do Dia Mundial sem Tabaco, tendo como público-alvo as mulheres, já trazendo como slogan "Fumar não é chique. O fumo acaba com sua imagem".

De acordo com a coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo da Semsa, Marlene Souza, o evento foi para explicar aos agentes de saúde quanto a importância de informar o publico sobre as consequências ao inciar o hábito de fumar. "O tabagismo é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como uma doença evitável que mais mata em todo o mundo, sendo seguida pelo alcoolismo e também pelo tabagismo passivo (aquele que não fuma, mas convive frequentemente com pessoas fumantes)" informou.

A abertura oficial das atividades será na sede da Semsa (av. Mário Ypiranga Monteiro s/n°, Adrianópolis, zona Centro-Sul), às 9h. Entre as atividades a serem realizadas são adesivagem e entrega de panfletos os motoristas em diversos cruzamentos da cidade.

Com a entrega de adesivos e panfletos nos cruzamentos, os shoppings, escolas e empresas serão visitadas pelos agentes. "Fazemos diversos trabalhos educativos, entre eles a entrega de planfetos no Manauara, Uai São José, Amazonas e Manaus Plaza Shopping. Além disso, também nossos agentes estarão informando nas escolas municipais, estaduais e nas empresas sobre os malefícios do tabaco, prevenindo a iniciação pelos não-fumantes", disse.

Uma informação que Marlene passou que é muito importante frisar, diz que 90% dos fumantes iniciaram o uso do tabaco a partir dos 19 anos de idade.

Ainda segundo Marlene, a Semsa estará ampliando os ambulatórios para tratamento de fumantes na cidade. "Tinhámos 4 ambulatórios em cada distrito. A partir de agora em junho, teremos dois ambulatórios por distrito", informou.

Para os fumantes que desejam saber como deixar o vício e obter um tratamento adequado, poderão ligar pelo telefone 08002808280, onde será direcionado ao ambulatório mais próximo de sua residência e também ligando pelo telefone (0**92) 32167760, onde será atendido pela própria coodernadora, Marlene Souza.

+Sobre o tabagismo

O tabagismo é o hábito da pessoa em fumar o tabaco. O cigarro contém além do próprio tabaco, centenas de substâncias, entre elas a nicotina, agrotóxicos, metais pesados, níquel, amônia, formol e monóxido de carbono (o gás que sai dos motores dos veículos e causa a poluição da atmosfera).

Uma das recentes personalidades que acabou perdendo a vida devido ao fumo foi a atriz Mara Manzan, no dia 07 de novembro de 2009. Devido a um enfisema pulmonar causada pelo cigarro, que fumou durante 40 anos. Por causa do câncer, ela precisou deixar mais cedo a novela "Duas Caras", onde interpretava Amara, para ser operada, e depois, já em "Caminho das Índias", ficou algumas semanas afastada por causa da quimioterapia.

Publicado por @jerryaraujo
Fotos: Reprodução


Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update