-->

Notification

×

Iklan

Iklan

CheckUP>> Unidades de Saúde de Manaus abrem no sábado para vacinação contra Influenza A

sexta-feira, 7 de maio de 2010 | 7.5.10 WIB Last Updated 2010-05-07T19:22:47Z
A Prefeitura de Manaus anuncia que estará realizando, neste sábado (8), um novo “Dia D” contra a Gripe H1N1. A ação marcará o início do período de imunização dos adultos na faixa etária entre 30 e 39 anos, que se estenderá até 21 de maio.

+Siga a gente no Twitter!

O secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, disse que o “Dia D” será uma oportunidade, também, para as pessoas dos grupos formados por jovens entre 20 e 29 anos de idade; crianças a partir de seis meses a menores de dois anos; doentes crônicos (incluindo os idosos) e gestantes, tomarem a vacina. Pelo calendário da campanha de vacinação contra a nova gripe, estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o último dia de atendimento para esses grupos – à exceção das gestantes – seria nesta sexta-feira (07). As gestantes vão até o dia 21.

“No sábado, estaremos com todas as Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas da rede municipal funcionando, das 8h às 17h. As pessoas que não têm tempo para ir a uma unidade de saúde durante a semana para tomar a vacina, devem aproveitar essa oportunidade”, afirmou Francisco Deodato.

A Semsa já superou a meta inicial de vacinação contra a H1N1 em relação às crianças menores de dois anos (primeira meia dose); às gestantes e aos idosos com doenças crônicas. No dia “Dia D”, o objetivo principal é ampliar a cobertura vacinal dos jovens de 20 a 29 e dos doentes crônicos. Até aqui, 235.058 jovens receberam a vacina. Entre os doentes crônicos (com idade inferior a 60 anos), 51.484 doses foram administradas.

Francisco Deodato voltou a alertar aos pais para que não se esqueçam de levar as crianças menores de dois anos, que já receberam a primeira meia dose da vacina, para receber o complemento da imunização. “Essa segunda meia dose deve ser administrada 30 dias após a primeira, conforme a data anotada no cartão de vacinação. Sem a segunda meia dose, a criança não estará protegida contra a H1N1”, salientou o secretário.
>>Gripe comum
Nesta sexta-feira (7) também se encerra o calendário de vacinação dos idosos a partir de 60 anos contra a Influenza sazonal (a gripe comum). Segundo o balanço parcial da Gerência de Imunização da Semsa, até a manhã desta quinta-feira (06), 71.794 idosos já haviam sido imunizados, o que representa 77,9% da população estimada nessa faixa etária.

A Gerência de Imunização ainda irá avaliar a necessidade de prorrogar a vacinação dos idosos até o sábado. “Estamos muito próximos de alcançar a meta, que é imunizar 80% dos idosos. Vamos aguardar o balanço desta sexta-feira e verificar se há saldo de doses para vacinar contra a gripe comum no ‘Dia D’”, disse Kássia Véras, gerente de Imunização da Semsa.

Nesta sexta-feira, a vacina contra gripe comum está ocorrendo em nove locais, distribuídos nos quatro Distritos de Saúde da cidade. No Distrito de Saúde Sul, a vacinação ocorre no Parque Municipal do Idoso (bairro Nossa Senhora das Graças) e no Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (CAIMI) Dr. Paulo Lima, que funciona à rua Felismino Soares, na Colônia Oliveira Machado. Já no Distrito de Saúde Norte, o serviço estará disponível no CAIMI André Araújo, na avenida Camapuã, Cidade Nova II.

Os idosos que vivem nas zonas Oeste e Centro-Oeste da cidade devem procurar a vacina no CAIMI Ada Ribeiro Viana, localizado na avenida Brasil, no bairro da Compensa. No Distrito de Saúde Leste, o atendimento está sendo feito em cinco unidades de saúde do município: UBS Guilherme Alexandre (na Colônia Antonio Aleixo); UBS Dr. José Amazonas Palhano (São José II); UBS Maria Leonor Brilhante (no Tancredo Neves); UBS/PA Gebes de Medeiros Filho (no Jorge Teixeira); e na UBS/PA Alfredo Campos (no Zumbi II).

Fonte: Divulgação/Semcom
Foto: Robervaldo Rocha\Semcom


Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update