-->

Notification

×

Iklan

Iklan

CheckUP | Vacina contra gripe H1N1 é prorrogada e incluída nova faixa etária para imunização

sábado, 22 de maio de 2010 | 22.5.10 WIB Last Updated 2010-05-22T08:48:00Z
A partir desta segunda-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) passa a vacinar contra a Gripe H1N1 um novo grupo prioritário, inserido nesta sexta-feira (21) pelo Ministério da Saúde. O grupo é formado pelas crianças de dois anos a menores de cinco anos de idade, que deverão ser imunizadas até o dia 4 de junho. A meta para esse grupo é vacinar 72.635 crianças.

+Siga a gente no Twitter!

O secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, informa, ainda, que a vacinação, que se encerraria nesta sexta-feira (21) em todo o país, além de contemplar esse novo grupo, será prorrogada, em Manaus, para as crianças a partir de seis meses a menores de dois anos; gestantes; jovens de 20 a 29 anos de idade; adultos de 30 a 39 anos; indígenas aldeados e doentes crônicos (os dois grupos, compostos pelos que têm abaixo e acima de 60 anos). Esses sete grupos continuarão a ser vacinados até o dia 4 de junho. Além da vacinação nas unidades de saúde, a Prefeitura de Manaus manterá postos volantes em locais de grande movimento na cidade.

Com o novo grupo incluído, somam-se nove definidos como prioritários para vacinação, pelo Ministério da Saúde. Desses nove grupos, apenas o dos trabalhadores da saúde não será mais prorrogado. Deodato informa que Manaus já atingiu a meta de vacinar 80% da população dos grupos dos trabalhadores da saúde, indígenas aldeados, gestantes e crianças a partir de seis meses a menores de dois anos (a primeira meia dose) e, com a prorrogação, espera aumentar ainda mais a cobertura nessas faixas populacionais. A meta dos adultos de 30 a 39 anos ainda não foi atingida e dos jovens entre 20 e 29 anos está próxima de ser alcançada. Os doentes crônicos não possuem meta operacional.

O secretário alertou, mais uma vez, que os pais devem levar as crianças que já tomaram a primeira dose da vacina, para complementar a imunização. A vacinação nos bebês de seis meses a menores de dois anos e também no novo grupo – das crianças de dois anos a menores de cinco – ocorre em duas etapas. A segunda meia dose é aplicada 30 dias depois da primeira.

No caso dos indígenas que vivem em áreas urbanas, o secretário Francisco Deodato diz que continuará a ser desenvolvida a estratégia de vacinação itinerante. Nesta segunda-feira (24), a partir das 9h, as equipes da Semsa estarão na área verde do conjunto Santos Dummont, onde vivem indígenas da etnia sateré-Mawé.

Postos

Nas Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas do município, a vacinação acontece das 8h às 17h. As equipes volantes de vacinadores estão em quatro unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs), um terminal de ônibus, além de centros de compra e supermercados.

No horário das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, é possível tomar a vacina nos PACs do São José (zona Leste); da Cidade Nova (zona Norte); da Alvorada e da Compensa, ambos localizados na zona Oeste. Nesse horário, há equipes vacinando, também, no terminal de ônibus do São José (T5), supermercado Friller e na loja atacadista Atack, todos na zona Leste da cidade, além dos supermercados DB e Carrefour da avenida Eduardo Ribeiro, no Centro da Cidade.

A partir de terça-feira (25) as equipes volantes também passarão a percorrer as áreas comerciais do Parque 10, Educandos, Mutirão, Cidade de Deus, Manaus Moderna e Praça dos Remédios.

Fonte: Semcom
Foto: Reprodução


Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update