-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Econômico | IEL Amazonas premia melhores no prêmico Bitec 2010

sexta-feira, 28 de maio de 2010 | 28.5.10 WIB Last Updated 2010-05-28T22:26:42Z
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Amazonas) entregou nesta quinta-feira (27) os prêmios do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (BITEC). O evento reuniu, no auditório Gilberto Mendes de Azevedo, os participantes do programa em 2009. Todos receberam certificados de participação e houve premiação para dois projetos que se destacaram.

+Siga a gente no Twitter!

O primeiro lugar ficou com o projeto “Gestão da Produção: Melhoria do Processo Produtivo”, desenvolvido pelo recém-formado em administração Rodrigo Negreiros da Silva, orientado pelo professor Valdeir Gomes de Andrade, da Faculdade Metropolitana de Manaus - Fametro. O projeto vai concorrer ao BITEC em nível nacional, em agosto deste ano.

O projeto consiste na elaboração de um manual administrativo no qual foram sugeridos procedimentos e técnicas na área de logística para a empresa Comercial Ciborg Ltda, que produz aparelhos flutuantes em fibra de vidro no Polo Industrial de Manaus (PIM). Segundo Silva, entre os problemas detectados estavam um sistema tímido de estoques e ordem de produção manual.

Francisco Menezes, diretor da Ciborg, diz que o manual já está sendo implementado na empresa e que os resultados virão. “Dentre as melhorias, vislumbramos a diminuição do retrabalho, a economia de material e a consequente satisfação do cliente, pois com essas modificações poderemos atender em menor prazo e com melhor qualidade”, revela.

Silva diz que a experiência foi fantástica e que é uma honra receber esse prêmio. “A oportunidade é engrandecedora, pois permite que o aluno vivencie o aprendizado da sala de aula na prática. E o incentivo dado pelas empresas tem um papel importante nessa parceria já que o estímulo ao capital intelectual gera profissionais capacitados para o mercado”, diz.

O segundo lugar foi o Projeto “Identidade Visual: o Designer fazendo a diferença”, no qual, o aluno Augusto Elves de Souza e a orientadora Alderlane Aquino, da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica – Fucapi, desenvolveram a identidade visual do “Guia Amazônia Manaus – 2010” da empresa Amazônia Comércio e Representação Ltda.

Finalista do curso de designer interface digital, Souza diz que é a segunda vez que participa do programa e que é muito bom ver seu trabalho sendo utilizado para melhoria de uma empresa. “Todo mundo sai ganhando com o BITEC, o aluno, pois alia o conhecimento adquirido na universidade com a demanda do mercado, e a empresa, que recebe uma consultoria gratuita”, destaca.

Os premiados receberam certificados e presentes, enquanto as empresas foram homenageadas com placas. O BITEC é fruto de cooperação entre o IEL, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O superintende do IEL/AM, Wilson Colares, que esteve presente na solenidade, diz que o programa é uma iniciativa enriquecedora tanto para estudantes quanto para as empresas, e que cabe a cada um aproveitar a oportunidade de desenvolver e/ou receber soluções na área de Gestão, Tecnologia, Inovação e empreendedorismo.

Fonte: Cristiane Almeida/FIEAM
Foto: Divulgação

Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update