Olá,  seja bem-vindo!  |  Entrar  |  Criar conta  |  Precisa de ajuda?

EducAção>> Redenção ganhará núcleo do projeto Jovem Cidadão na quarta

Publicado para Redação em terça-feira, 11 de maio de 2010 | 11.5.10

O governador do Amazonas, Omar Aziz, e a secretaria estadual de Educação, Cíntia Régia, inauguram às 10 horas da quarta-feira (12), o núcleo do Projeto Jovem Cidadão no bairro Redenção, na zona Centro-Oeste de Manaus, que vai beneficiar estudantes de três escolas estaduais da área.

+Siga a gente no Twitter!

O núcleo do projeto Jovem Cidadão intitulado “ Maria Rodrigues Tapajós” fica situado ao lado da escola estadual de mesmo nome e conta com quatro salas de aulas, laboratório de informática, equipado com 20 computadores, secretaria, sala de reunião, sala de dança, pátio para jogos de mesa, e banheiros masculino e feminino, sendo todas as dependências do prédio climatizadas.

A construção dos núcleos marca a implantação de novos espaços físicos para o Projeto, onde estudantes da rede estadual de educação poderão desenvolver da melhor forma as atividades da iniciativa. Um total de 27 prédios semelhantes a estes serão entregues até o fim do ano para atender a demanda do projeto.

O Núcleo do bairro da Redenção atenderá diariamente 800 estudantes das Escolas Estaduais Maria Rodrigues Tapajós, Tereza de Jesus Vasconcelos e Raimundo Gomes Nogueira, que participam do projeto nos turnos matutino e vespertino.

Desde sua implantação em 2007, o projeto compartilhava da estrutura das escolas públicas estaduais e de outros espaços comunitários como igrejas católicas e evangélicas, associações comunitárias e organizações não-governamentais (ONGs).

O programa Jovem Cidadão iniciou atendendo a 4 mil alunos e hoje já beneficia a 120 mil estudantes em Manaus e em outros oito municípios do Amazonas.

De acordo com a secretária estadual de Educação, Cínthia Régia, o “Jovem Cidadão” é uma ampla ação do Governo do Estado que oferece ao aluno uma nova perspectiva de vida.

“Ao participar do programa, o aluno volta à sua escola no contra-turno e tem acesso a uma gama de cursos e atividades que contribuem para seu crescimento como cidadão”, destacou.

Os quatro núcleos já inaugurados pelo projeto atendem 11 escolas estaduais da capital do estado, beneficiando mais de 6 mil estudantes.

No núcleo a ser inaugurado na quarta-feira os estudantes vão ter acesso a cursos de informática, de assistente administrativo, de Contabilidade e de Inglês e participar de atividades de dança, música, cinema, artes plásticas, xadrez e ping-pong

>>Programa

Reconhecido como um dos mais abrangentes programas sociais direcionados ao público juvenil, o Programa Jovem Cidadão criado pelo Governo do Amazonas e coordenado pelo Conselho de Desenvolvimento Humano e demais órgãos parceiros vem transformando a vida de milhares de jovens amazonenses.

Atualmente, o programa já atende a 120 mil jovens da capital e do interior do Amazonas e ao participar das ações, os estudantes retornam às suas escolas no contra-turno desenvolvendo atividades esportivas, sócio-culturais e uma variedade de cursos técnicos.

Para estimular a participação, o Governo do Estado ainda disponibiliza uma bolsa mensal de 30 reais para o estudante, ou de 50 reais para a família com mais de um filho integrado ao programa.

Por meio do programa, os estudantes participam de atividades nas áreas de educação, esporte, cultura, capacitação e qualificação para o trabalho, realizada em parceria com as secretarias estaduais de Assistência Social (SEAS), de Educação (SEDUC), de Segurança (SSP), de Cultura (SEC), de Esporte (SEJEL); e também com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM).

>>Beneficiados

Na capital o programa atende mais de 90 mil alunos de 138 escolas envolvidas. No interior são mais de 30 mil alunos beneficiados de 75 escolas de Manacapuru, Maués, Parintins, Tefé, Benjamim Constant, Atalaia do Norte, Itacoatiara e Tabatinga.

Fonte e foto: AGECOM/Divulgação

Permitida reprodução deste citada a fonte.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

?Leia abaixo antes de comentar

* Todos os comentários são moderados;
* Comentários em 'anônimo' serão rejeitados;
* Comente somente o que for referente ao tema publicado;
* Ofensas pessoais ou spam serão rejeitados;
* Obrigado por sua visita no Manaus em Notícia e volte sempre!