-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Local | Assembleia Legislativa fará homenagens às vítimas do acidente aéreo

terça-feira, 18 de maio de 2010 | 18.5.10 WIB Last Updated 2010-05-18T22:38:21Z
Uma sessão póstuma será realizada pela Assembleia Legislativa em homenagem às vítimas do acidente aéreo ocorrido em Manaus no último dia 14, que culminou na morte de seis pessoas, sendo cinco da Secretaria de Educação, entre as quais a secretária Cínthia Régia Gomes do Livramento, além do comandante do avião bimotor, Miguel Vaspeano Lepeco.

+Siga a gente no Twitter!

A proposta surgiu após vários deputados terem apresentado condolências aos familiares das seis vítimas do acidente com o avião modelo Sêneca II, prefixo PTEUJ, que iria levar os cinco funcionários da Seduc para a abertura da 4ª Mostra de Painéis das Escolas Estaduais de Maués (a 267 quilômetros de Manaus), que aconteceria na Escola Estadual Donga Michiles, mas foi suspensa.

Ao apresentar uma moção de pesar às famílias das vítimas, que foi subscrita pelos demais deputados presentes no plenário da ALE, Sabá Reis (PR) disse que o acidente foi um choque para o Amazonas e defendeu que Vaspeano merece ser condecorado porque se não fosse sua experiência o desastre seria muito pior.

Ele disse que a Assembleia Legislativa pode ampliar essa homenagem para uma sessão póstuma com a presença dos familiares das vítimas. “Gostaria que essa ação partisse desta casa legislativa, com a unanimidade de seus integrantes”, enfatizou.

Na opinião do deputado, o piloto Vaspeano se foi, mas de forma heróica, lembrando que se não fosse sua experiência e habilidade profissional -o comandante nasceu, viveu e morreu dentro de uma aeronave -, o estrago teria sido pior. “No momento que ele (piloto) viu que não dava para retornar ao Aeroclub, de onde havia decolado minutos antes, jogou o avião em um campo de futebol, no bairro Zumbi, para evitar um desastre de piores proporções”, disse.

Sabá lembrou que na terça-feira (12) viajou no mesmo bimotor com o comandante Vaspeano para o município de Nova Olinda do Norte (154 quilômetros de Manaus). “Fiquei chocado com a notícia do acidente e muito mais ao saber que foi com a aeronave que havia viajado dois dias antes”, mencionou.

O deputado Marcos Rotta (PMDB) apoia a decisão de que seja realizada uma sessão póstuma com a presença dos familiares de todas as vítimas do acidente aéreo. Ele ressaltou que o comandante Vaspeano, que nasceu dentro de uma aeronave da Vasp, daí a origem do nome, quis o destino que perdesse sua vida da mesma forma que veio ao mundo. “Diante de uma tragédia dessa natureza precisamos buscar força em Deus e prestar nossa solidariedade às famílias das vítimas”, destacou.

A deputada Conceição Sampaio (PP) também se solidarizou aos demais colegas de parlamento, destacando o trabalho realizado pela secretária de Estado de Educação que havia assumido a titularidade da Seduc no dia 30 de março de 2010, na gestão do governador Omar Aziz.

Amazonense de Manaus, desde 2004 Cíntia, que era formada em Pedagogia pela Ufam, com pós-graduação em Psicopedagogia pela mesma instituição, era diretora de Políticas e Programas Educacionais da Seduc.

Fonte: Divulgação/ALEAM
Foto: Arquivo/AGECOM


Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update