-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Local | Prefeitura inicia processo de ordenamento da orla da Manaus Moderna

sexta-feira, 21 de maio de 2010 | 21.5.10 WIB Last Updated 2010-05-21T20:10:00Z
A Prefeitura de Manaus deu início nesta sexta-feira (21) o processo de ordenamento urbano de um dos principais cartões-postais da cidade, a orla da Manaus Moderna. Entregue nos últimos dez anos ao abandono de gestões descomprometidas, o espaço passará por mudanças que deverão revigorar aquela área da cidade, proporcionando a melhoria do trânsito de veículos, o ordenamento dos espaços de feiras, áreas de carga e descarga, atracação de embarcações regionais, pontos de táxis, liberação de áreas de passeios (calçadas), entre outras medidas.

+Siga a gente no Twitter!

O trabalho é desenvolvido por meio de um esforço conjunto de órgãos da Prefeitura de Manaus, por determinação do prefeito Amazonino Mendes, sob a coordenação do secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra, com a colaboração de outras instituições públicas, a exemplo da Polícia Militar do Amazonas, Ministério Público Estadual e representante de diferentes segmentos dos usuários daquela área.

De acordo com o secretário Marcelo Dutra, o plano de ordenamento teve como principal preocupação promover a redistribuição dos espaços de uso público da área e desafogar o trânsito, congestionado em função do movimento de carga e descarga das duas feiras existentes no local, bem como o embarque e desembarque de passageiros feitos de forma desordenada e sem qualquer critério de segurança para os usuários.

Calcula-se que, por dia, circulem pelo local aproximadamente 10 mil veículos, entre caminhões, carros de passeio, veículos de frete e táxis, numa profusão de carros, que estacionam em fila dupla e locais proibidos. Visando disciplinar essa situação, o plano de ordenamento fará a realocação das três balsas de atracação de barcos, dos postos de venda de passagens e das vagas de estacionamento destinadas a táxis e veículos de fretes para uma área a aproximadamente 300 metros de distância do local atual.

O número atual de vagas destinadas aos veículos dos clientes da feira vai aumentar de 43 para quase o dobro, com o prolongamento da faixa de estacionamento até a Travessa Tabelião Lessa. Carretas com baús frigoríficos que hoje encontram-se estacionadas nas calçadas serão retiradas e pelo menos cinco estabelecimentos que também invadiram os passeios públicos vão sofrer recuo. Será feita também a retirada das 14 caixas de coleta de lixo (contêineres) que hoje também obstruem as calçadas. O plano prevê a transferência de 12 estabelecimentos remanescentes que funcionam de forma improvisada com bares e lanches para outra área da Feira da Banana bem como a retirada dos que hoje funcionam como bares na calçada da rua Marquês de Santa Cruz, próximo da Capitania dos Portos.

Marcelo Dutra observa que a realocação das balsas permitirá uma melhoria substancial no trânsito. “Na área da avenida Beira Rio, onde estão as balsas hoje, a pista tem 14 metros de largura e no novo local, a via tem 30 metros, incluindo três metros de canteiro central, ou seja, maior espaço para o fluxo de veículos e pessoas”, aponta.

Ele explica que as balsas também funcionarão com regras a serem observadas, com relação ao comércio de alimentos e bebidas, à venda de passagens e o embarque e desembarque de passageiros. As balsas não terão mais a mesma quantidade de lanches – hoje são cerca de 20 instalados – e os proprietários foram orientados a fazer a instalação de banheiros químicos. A presença indiscriminada de lanches é uma das principais fontes de poluição do rio Negro, na área da Manaus Moderna.

O trabalho de ordenamento começa na sexta-feira, às 19h, com a sinalização de toda a área. Serão informados os locais de estacionamento permitido e proibido, a pintura de faixas de trânsito, placas com dicas ambientais e de segurança e informações sobre todas as mudanças que estarão sendo feitas no local. O trabalho contará com o apoio dos agentes do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT). No sábado, a partir das 14h, terá início do trabalho de realocação propriamente dito.

Marcelo Dutra destaca que o plano de ordenamento já vinha sendo discutido há aproximadamente dois meses, com reuniões envolvendo todos os representantes dos segmentos econômicos e sociais, que utilizam a área da feira, a exemplo dos donos de barcos e balsas, feirantes, carregadores, taxistas, agentes de viagem e donos de estabelecimentos da área. No esforço conjunto, estarão envolvidos a Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Gabinete Militar, Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), Secretaria Municipal de Assistência

Social e Direitos Humanos (Semasdh), Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento (Semtrad).

O trabalho conta com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio da Polícia Militar, que tem projeto para instalação de um Posto de Policiamento Integrado (PPI), que também poderá funcionar como uma base central para todos os órgãos que atuarão no controle e monitoramento da área. A ação de ordenamento contará também com o apoio do Conselho Tutelar, para identificar e coibir a exploração do trabalho infantil, e a Delegacia Especializada no Combate ao Tráfico de Entorpecentes. “Estamos nos precavendo de todas as formas, mas é bom que se ressalte que as mudanças foram discutidas e acordadas. As partes envolvidas no reordenamento da Manaus Moderna estarão trabalhando junto conosco. São os donos das balsas que farão as remoções e reposicionamento dos flutuantes; os próprios lojistas que farão os recuos, liberando as calçadas; as associações reordenarão as bancas de venda de passagem, tudo com a coordenação e o apoio da Prefeitura de Manaus”, explicou Marcelo Dutra.

Fonte: Semcom

Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update