-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Local | Projovem Urbano inscreve mais de 40 mil jovens durante

quinta-feira, 20 de maio de 2010 | 20.5.10 WIB Last Updated 2010-05-20T23:58:00Z
Mais de quatro mil jovens, entre 18 e 29 anos, se inscreveram no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano 2010), executado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). O Projovem incentiva os jovens, nessa faixa etária, a concluir o ensino fundamental e disponibiliza qualificação profissional aos seus participantes, além de uma bolsa de R$ 100,00 para quem tiver frequência acima de 75% nos cursos de profissionalização do Programa. As inscrições se encerraram na segunda-feira (17).

+Siga a gente no Twitter!

Para a coordenadora pedagógica do Projovem, Excelsa Cristina Guimarães, o foco foi atingido, pois a metade dos inscritos são na faixa etária de 25 a 29 anos, o que oportuniza a essas pessoas o retorno aos estudos. “As prorrogações das inscrições foram boas, porque alcançamos um público que precisa voltar a sua vida escolar e estamos felizes por saber que conseguimos nosso objetivo de poder levar a esses jovens a continuidade de seus estudos e também de aprender outras profissões dentro do programa, destacou.

Os alunos que irão participar do Projovem terão a oportunidade de estudar nos cinco arcos ocupacionais, assim definidos pelo programa: Alimentação (Chapista, cozinheiro auxiliar, repositor de mercadorias e vendedor ambulante), Construção e Reparos (Eletricista de instalações, trabalhador de manutenção de edifícios, instalador reparador de linhas e aparelhos de telecomunicações e instalador de sistemas eletrônicos de segurança), Serviços Pessoais (manicura e pedicura, depilador, cabeleireiro e maquiador), Telemática (operador de microcomputador, noções básicas de montar e desmontar um computador, telemarketing de vendas e assistente de venda de informática e celulares) e Turismo e Hospitalidade (organizador de eventos, auxiliar de garçom, recepcionista de hotéis e monitor de turismo local).

“Além do ensino fundamental o aluno terá a chance de aprender sobre algumas ocupações profissionais importantes para ajudá-lo no mercado de trabalho. Um arco interessante é de turismo e hospitalidade por conta da chegada da Copa em Manaus, onde os alunos estão muito interessados em fazer, já pensando num futuro que virá com esse grande evento em nossa cidade”, completou o Diretor Executivo do Projovem, Antonio Araújo Gonçalves Júnior.

Nelriana de Lima Andrade, 27, mãe de três filhos, ficou sem estudar durante 10 anos e teve como principal interesse em retornar seus estudos para poder ajudar seus filhos nos trabalhos da escola. “É importante completar meus estudos e vou fazer isso. Outra coisa é fazer parte da formação das minhas crianças na escola, quando eles precisarem de mim para algum trabalho que tiverem dificuldade de fazer”, contou.

As aulas serão realizadas em 20 escolas municipais localizadas em todas as zonas da cidade e começarão no dia 24 de maio. A duração do curso de Ensino Fundamental será de 18 meses, com aprendizado nos chamados cinco Arcos Ocupacionais: Alimentação, Construção e Reparos, Turismo e Hospitalidades, Serviços Pessoais e Telemática.

Fonte: Semed
Foto: Rodemarques Abreu/Semed


Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update