Olá,  seja bem-vindo!  |  Entrar  |  Criar conta  |  Precisa de ajuda?

Preservar | Novas unidades de produção de alevinos vão ser entregues em junho

Publicado para Redação em segunda-feira, 24 de maio de 2010 | 24.5.10

O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), está trabalhando para dinamizar o fortalecimento da piscicultura no interior e vai inaugurar até o fim de junho, sete Unidades Municipais de Produção de Alevinos (UMPA) nos municípios de Coari, Caapiranga, Apuí, Manicoré, Novo Airão e Codajás.

+Siga a gente no Twitter!

Cada unidade está equipada com quatro tanques de 600 metros quadrados para transformação de pós-larvas em alevinos da espécie tambaqui. Em um ano cada UMPA irá gerar 480 mil alevinos de tambaqui durante quatro ciclos produtivos. A expectativa é de que as sete unidades beneficiem diretamente 250 famílias de piscicultores e indiretamente 1225 pessoas.

As UMPAs possibilitarão um incremento de aproximadamente 1920% na produção de alevinos em Novo Airão; 3840% em Codajás; 7680% em Coari, 9000% em Caapiranga; 1536% em Apuí e 2400% em Manicoré, trazendo grande avanço na economia local de cada município. Nos mesmos moldes, por exemplo, o aproveitamento de alevinos na UMPA/Manaus construída no Parque de Exposições Agropecuárias é de 1613,4%.

As pós-larvas de tambaqui, estocadas na unidade, são oriundas do Centro de Tecnologia e Treinamento em Produção de Aquicultura, localizada em Balbina, sendo a principal produtora de alevinos do Governo do Estado. A produção média de pescado por município será de 178 toneladas, sendo que os piscicultores irão gerar uma renda bruta de R$ 892.857,00 dentro do município.

Os pequenos produtores serão acompanhados por técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), além dos engenheiros de pesca da Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura (Sepa), órgão vinculado a Sepror, que auxiliará os municípios na gestão destas Unidades.

Fonte: AGECOM

Permitida reprodução deste citada a fonte.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

?Leia abaixo antes de comentar

* Todos os comentários são moderados;
* Comentários em 'anônimo' serão rejeitados;
* Comente somente o que for referente ao tema publicado;
* Ofensas pessoais ou spam serão rejeitados;
* Obrigado por sua visita no Manaus em Notícia e volte sempre!