-->

Notification

×

Iklan

Iklan

FIAM 2008: Estão reuindos autoridades e empresários do Brasil e do exterior em Manaus

quarta-feira, 10 de setembro de 2008 | 10.9.08 WIB Last Updated 2008-09-11T00:49:16Z



Da Redação de Portugal Digital
A Europa participa com delegações da Holanda, Finlândia, Alemanha, Espanha, Portugal, Bélgica, Itália, Reino Unido e França. África do Sul, Índia, China e Japão também estarão representados.

Rodadas de negócios, desenvolvimento sustentável, parcerias e políticas públicas destinadas a fomentar setores estratégicos da economia da Amazônia compõem a programação da edição 2008 da Feira Internacional da Amazônia (Fiam). O evento começa nesta quarta-feira (10) e segue até o sábado (13) no Studio 5 Centro de Convenções em Manaus (AM).

A abertura oficial está marcada às 17 horas desta quarta-feira (10) e ficará a cargo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Também participam ministros de Estado, governadores da Frente Norte do Mercosul e investidores nacionais e estrangeiros. O presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, e os diretores das unidades nos estados que compõem a Amazônia Legal, representam a Instituição no evento.

A Fiam 2008 terá delegações de todos os países da América do Sul e representantes da América do Norte. A Europa participa com delegações da Holanda, Finlândia, Alemanha, Espanha, Portugal, Bélgica, Itália, Reino Unido e França. África do Sul, Índia, China e Japão também estarão representados.

O evento é uma promoção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) por meio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). O Sebrae no Amazonas é parceiro do evento. A Instituição responde também pela coordenação da Rodada Internacional de Negócios e pela realização do Seminário Regional de Políticas Públicas para o Setor de Madeira e Móveis, que integram a programação Feira.

Para participar do rol de expositores da Fiam 2008, o Sebrae amazonense montou um estande com 108 metros quadrados no qual estarão produtores, expositores e integrantes da Instituição nos nove estados da Amazônia Legal. Para a diretora-técnica da Instituição no Amazonas, Maria José Alves da Silva, a expectativa é que os expositores realizem negócios imediatos ou futuros com os contatos que serão mantidos no local.

"A Fiam é uma grande vitrine para os produtos da Amazônia. E o Sebrae, com todos os estados da Amazônia Legal presentes, está junto para mostrar o que a Instituição tem feito pelos empreendedores locais, além das diversas oportunidades de negócios que os produtos amazônicos têm a oferecer", diz Maria José Alves da Silva. No estande do Sebrae, haverá exposição de artesanato, alimentos e bebidas, objetos de couro de peixe e artefatos decorativos feitos de madeira.

Rodada de Negócios

Cerca de 200 empresas já estão inscritas para participar da Rodada de Negócios que acontece na quinta-feira (11). O objetivo é projetar as empresas da Região Norte no mercado de compras nacional e internacional. Para isso, estão inscritas 22 empresas denominadas âncoras porque são as demandantes de produtos e serviços regionais.

As âncoras são empresas de médio e grande portes e se reúnem com as empresas locais, chamadas de ofertantes. As ofertantes, em sua maioria, são microempresas ou empreendedores individuais da área de artesanato, madeira e móveis, alimentos e bebidas, cosméticos, fitoterápicos e cosméticos naturais. "É uma excelente oportunidade de promover o acesso a mercado para os nossos empreededores", diz o coordenador da Rodada de Negócios pelo Sebrae, analista Carlos Cardoso.

Políticas públicas

O ex-governador do Acre Jorge Viana, conhecido por ter implantado em dois mandatos consecutivos (1999-2007) o 'governo da floresta' em seu Estado, estará no evento na quinta-feira (11) para proferir palestra sobre o setor industrial de madeira e móveis na Amazônia.

A palestra de Jorge Viana vai abrir o Seminário Regional de Políticas Públicas para o Setor de Madeira e Móveis. O evento é uma promoção do Sistema Sebrae com o objetivo de contribuir para a elaboração e implementação de políticas públicas que beneficiem o setor na Região Norte.

O seminário é voltado para profissionais da área ambiental, secretários de governo, empresários, parlamentares e estudantes. A participação é gratuita, mediante inscrição pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site www.am.sebrae.com.br.

Também participam como palestrantes Virgílio Viana, diretor da Fundação Amazônia Sustentável; Malvino Salvador, diretor florestal do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas; e Monoel Pereira Dias, presidente da Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Estado do Pará (Aimex); além de representantes do Sistema Sebrae.

"Temos a certeza de que será um ótimo seminário. Será uma boa oportunidade de refletir sobre o desenvolvimento na Amazônia, inclusive para os donos de pequenos negócios que pretendem explorar o potencial da região", diz o diretor administrativo-financeiro do Sebrae no Amazonas, Nelson Rocha. As informações são da Agência Sebrae de Notícias.

Permitida reprodução deste citada a fonte.

Publicidade

×
Berita Terbaru Update