-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Transporte coletivo: Transmanaus descumpre meta de renovar a frota

quinta-feira, 11 de setembro de 2008 | 11.9.08 WIB Last Updated 2008-09-12T02:02:30Z
Fontes: Em Tempo e Fiscais do IMTU
Empresa deveria ter trocado 20% da frota, o equivalente a 300 ônibus, mas segundo Waldir Frazão, chegaram 295 até o mês de abril.

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Transportes Urbanos (IMTU), Waldir Frazão, deve se reunir hoje (10/09) com os donos das empresas sócias da Transmanaus para cobrar providências sobre o não cumprimento da meta de renovar 20% da frota de ônibus até abril passado, conforme previa o edital de licitação do transporte coletivo.

A Transmanaus deveria ter trocado o equivalente a 300 ônibus, mas segundo Frazão, chegaram 295. Ele acrescenta que no período de dezembro de 2007 a junho de 2008, a prefeitura colocou no sistema 588 ônibus novos.
Segundo o presidente, a maior parte dos assuntos a serem tratados diz respeito à falta de veículos novos na frota. “Vamos reunir com os empresários para tratar assuntos que acarretam problemas ao sistema como falta de carros
ovos, principalmente, da empresa São José”, disse.

Frazão falou que a situa­ção da frota de ônibus é péssima e que a Transmanaus alega que ainda não mudou porque os carros ainda estão sendo encarroçados. “Os carros novos nunca chegam, deveriam ter sido trocados em abril, mas no ano que vem eles (empresários) vão ter que comprar mais ônibus”, afirmou.

Conforme estabelece o edital de licitação do transporte coletivo, a idade média da frota tem que ser de seis anos, mas segundo Waldir, a de Manaus está com cinco anos e sete meses. “Os empresários alegam que encontram dificuldades de financiamento junto aos bancos, principalmente por conta da tarifa estar defasada”, observou.
De acordo com o IMTU, 40% dos passageiros do sistema pagam meia-passagem, 5% são idosos e têm passagem gratuita e 2% dos passageiros que usam passagem gratuita são idosos.

Táxi-frete

Depois de reunir na manhã de hoje com os trabalhadores de táxi-frete que atuam na área da Manaus Moderna, o presidente do IMTU informou que o instituto vai suspender, esta semana, o cadastramento dos trabalhadores para viabilizar a questão da regulamentação da atividade. “Vamos trabalhar essa semana para regulamentar a portaria, além de criar uma padronização visual, um selo vistoriado e delimitar a quantidade de carros que serão autorizados a trabalharem lá”, contou.

Na segunda-feira, o presidente do IMTU vai reunir com os taxistas para acertar todos os detalhes do cadastramento.

Permitida reprodução deste citada a fonte.

Publicidade

×
Berita Terbaru Update