-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Cotidiano>> Encenação da Paixão de Cristo por idosos emociona todos no Parque Municipal

sexta-feira, 10 de abril de 2009 | 10.4.09 WIB Last Updated 2010-02-08T18:41:35Z
Fonte: Portal da Prefeitura
Um espetáculo que emocionou o público constituído basicamente por familiares de idosos. Assim foi a quarta edição da encenação da Paixão de Cristo no Parque Municipal do Idoso, que mobilizou cerca de 100 pessoas, entre idosos freqüentadores do parque, professores e funcionários da instituição.

O evento, que teve início às 17h da terça-feira, 07, contou com a participação do bispo emérito de Borba, dom José Afonso Ribeiro, que fez uma oração de abertura. Em seguida o ginásio do parque serviu de cenário para a encenação da chegada de Jesus em Jerusalém, a peregrinação, a crucificação e a ressurreição de Cristo com a narração do espetáculo sendo feita pelo radialista Patrick Mota, da Rádio Amazonas FM.

A presidente da Fundação Dr.Thomas, Martha Cruz, destacou que a produção do espetáculo envolveu toda a equipe da instituição. “Essa é uma festa que envolve todos os funcionários, professores e usuários do Parque. É importante porque além de reforçar a religiosidade dos idosos mostra para a sociedade o trabalho que é desenvolvido aqui”, disse Martha. Os idosos participantes da encenação são alunos das oficinas de dança, teatro e coral oferecidas pelo parque.

Segundo a diretora do espetáculo, Lílian Machado, todos os figurinos e cenários foram criados e desenvolvidos por profissionais do parque. Ela dirige a Paixão Cristo desde a primeira edição. “Este ano incrementamos os cenários e as coreografias”, informou. Lílian ressaltou que a participação na encenação tem um significado muito especial para cada idoso. “O trabalho eleva a autoestima e promove a socialização do idoso”, disse Lílian.

Um momento marcante foi o da ressurreição. Jesus Cristo ressuscitado foi encenado por Waldemar Fonseca, de 79 anos, simbolizando que o Parque Municipal do Idoso oferece oportunidade de nova vida aos idosos.

>>Personagens

Pelo segundo ano vivendo o papel mais importante do espetáculo, o professor de dança Guiliano Dino afirmou que encenar Jesus Cristo é sempre emocionante. “Mas é também uma grande responsabilidade”, completou Guiliano, que é subdiretor e coreógrafo da Paixão de Cristo.

O papel de Maria há quatro anos é feito por Odinéia Figueiredo, de 66 anos. Aluna das oficinas de teatro, dança e hidroginástica do Parque do Idoso ela contou que começa a vivenciar o personagem assim que os ensaios têm início. “Me concentro na dor de Maria e começo a sofrer um mês antes do espetáculo. Meus familiares percebem que fico mais triste”, disse Odinéia. Apesar disso ela garantiu que a emoção vale a pena. “É muito gratificante. Trago meus familiares e eles se emocionam, choram ao me ver atuando”.

A expectativa de participar da Paixão de Cristo pela primeira vez tomou conta de Juraci de Andrade, de 67 anos, momentos antes de começar a festa. “Vou participar do coral. Como católica vou vivenciar tudo o que Jesus passou para nos salvar”, afirmou a aluna das oficinas de coral e ginástica.

Com voz de radialista, Ilay Fontanella, de 78 anos, desempenha o papel de Pôncio Pilatos há quatro anos. “Procuro sempre conhecer melhor a história de Jesus para atuar”, contou. Ele disse que o espetáculo proporciona momentos de integração com outros idosos. “É uma festa muito bonita, de confraternização. Mas não deixo de ficar nervoso”, afirmou Ilay.

>>Familiares

Para prestigiar a atuação da mãe na Paixão de Cristo, Jeremias Silva levou a esposa Kellen Silva e a filha Flávia Fernanda, de apenas três anos. “Estamos sempre nas festas para incentivar a participação da minha mãe, Regina Cruz da Silva, de 60 anos”, disse Jeremias. Kellen afirmou que a condição de saúde da sogra melhorou muito depois que passou a freqüentar o Parque do Idoso.

Três gerações de uma família assistiram juntas ao espetáculo. Siméia Assen, de 73 anos, que participa da dança de salão e oficina do comportamento, levou a filha Grace Balbi e a bisneta Nicole, de dois anos. “Este ano não estou participando. Mas trouxe a família para prestigiar essa festa tão bonita”, afirmou.

O espetáculo contou com o apoio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), ManausCult, da Time Produção de Filmes Ltda, na filmagem do evento e da Amazonas Art Produções e Eventos, na sonorização e iluminação.

Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update