Fonte: Ass. de Com. da Prefeitura
As obras do viaduto da Bola do Coroado entraram em nova fase, a de instalação de três lajes que devem compor a parte de trincheiras da construção. Todas pré-moldadas, construídas em concreto armado, as três lajes já estão prontas faltando apenas a instalação delas. A primeira será colocada no trecho da rotatória que fica próximo a avenida Efigênio Sales.
As escavações no local já começaram e de acordo com o subsecretário de Obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), Oswaldo Said Júnior, a previsão é de que esta seja concluída em 30 dias. O prefeito Amazonino Mendes tem acompanhado a evolução dos serviços como aconteceu no início da noite de segunda-feira, 15, quando ele esteve no canteiro de obras.
"É a parte mais delicada da obra e exige o máximo de cuidado, pois tem que haver precisão na colocação dessas lajes. Para isso fizemos todo um levantamento topográfico da área. Como são peças de concreto armado, que pesam muito, serão colocadas com o auxílio de um guindaste. O transporte dessas obras é também delicado", afirma Oswaldo Said Júnior.
As lajes são compostas de duas peças de concreto armado em forma de C. Montadas uma de frente para a outra, elas formam uma caixa que tem, em média, 7 metros de altura com a largura da pista da rotatória. Para a união dessas peças será feita a concretagem nas ferragens de espera existente no encontro de cada peça.
As obras do viaduto da Bola do Coroado entraram em nova fase, a de instalação de três lajes que devem compor a parte de trincheiras da construção. Todas pré-moldadas, construídas em concreto armado, as três lajes já estão prontas faltando apenas a instalação delas. A primeira será colocada no trecho da rotatória que fica próximo a avenida Efigênio Sales.
As escavações no local já começaram e de acordo com o subsecretário de Obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), Oswaldo Said Júnior, a previsão é de que esta seja concluída em 30 dias. O prefeito Amazonino Mendes tem acompanhado a evolução dos serviços como aconteceu no início da noite de segunda-feira, 15, quando ele esteve no canteiro de obras.
"É a parte mais delicada da obra e exige o máximo de cuidado, pois tem que haver precisão na colocação dessas lajes. Para isso fizemos todo um levantamento topográfico da área. Como são peças de concreto armado, que pesam muito, serão colocadas com o auxílio de um guindaste. O transporte dessas obras é também delicado", afirma Oswaldo Said Júnior.
As lajes são compostas de duas peças de concreto armado em forma de C. Montadas uma de frente para a outra, elas formam uma caixa que tem, em média, 7 metros de altura com a largura da pista da rotatória. Para a união dessas peças será feita a concretagem nas ferragens de espera existente no encontro de cada peça.
Conforme Oswaldo Said, a segunda laje será instalada no encontro da bola com a avenida General Rodrigo Otávio e a última delas no encontro com a avenida André Araújo. Os trabalhos de instalação da segunda laje só terão início depois que todo o serviço de colocação da primeira estiver concluído e a pista da rotatória neste trecho for liberada. Atualmente, a pista foi reduzida no local em uma faixa, exatamente onde está sendo feita a escavação para a colocação da primeira laje.
O viaduto da Bola do Coroado compõe o Complexo Viário Efigênio Salles juntamente com o viaduto Miguel Arraes, localizado na avenida Mário Ypiranga Monteiro, antiga rua Recife, que já está pronto, e a passagem de desnível da avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, antiga rua Paraíba, que deve ter suas obras iniciadas em breve.
No caso da Bola do Coroado, o viaduto será composto de pistas suspensas e pistas subterrâneas, o que requer a escavação e construção de trincheiras que vão ligar a avenida Rodrigo Otávio a Efigênio Salles no sentido Campus/Amazonas Shopping, podendo realizar-se uma conversão à esquerda na avenida André Araújo, no sentido Campus/Sefaz. A previsão é de que a instalação de cada laje seja concluída em 30 dias.
Permitida reprodução deste citada a fonte.
O viaduto da Bola do Coroado compõe o Complexo Viário Efigênio Salles juntamente com o viaduto Miguel Arraes, localizado na avenida Mário Ypiranga Monteiro, antiga rua Recife, que já está pronto, e a passagem de desnível da avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, antiga rua Paraíba, que deve ter suas obras iniciadas em breve.
No caso da Bola do Coroado, o viaduto será composto de pistas suspensas e pistas subterrâneas, o que requer a escavação e construção de trincheiras que vão ligar a avenida Rodrigo Otávio a Efigênio Salles no sentido Campus/Amazonas Shopping, podendo realizar-se uma conversão à esquerda na avenida André Araújo, no sentido Campus/Sefaz. A previsão é de que a instalação de cada laje seja concluída em 30 dias.
Permitida reprodução deste citada a fonte.